SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS: estudo propositivo por meio do Scratch

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ISSN: 2596-318X
Editor Chefe: Nilce Fátima Scheffer
Início Publicação: 24/04/2019
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Matemática, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS: estudo propositivo por meio do Scratch

Ano: 2021 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: I. C. Horbach, J. T. Reichert
Autor Correspondente: I. C. Horbach | [email protected]

Palavras-chave: Matemática, aprendizagem, programação em blocos, pensamento computacional.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O termo “Pensamento Computacional” foi introduzido por Jeannete Wing em 2006, como uma habilidade que envolve a resolução de problemas, compreensão do comportamento humano e abstração de ideias. Uma das possibilidades de introdução do Pensamento Computacional na Educação Básica é por intermédio da utilização de linguagens de programação, como o Scratch. Nesse sentido, com fundamentação teórica na Aprendizagem Significativa de Ausubel e nas ideias do Construcionismo de Papert, este trabalho apresenta os resultados da elaboração e aplicação de uma sequência didática, que utilizou como ferramenta o Scratch para analisar as possíveis contribuições na aprendizagem significativa do objeto de conhecimento de semelhança de triângulos. O estudo de caso, com duração de 20 horas-aula, ocorreu com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal. Para a coleta de dados, foram utilizados questionários, antes e após a intervenção e o desenvolvimento de um projeto final pelos participantes. A análise dos resultados, realizada de forma qualitativa, destacou uma aprendizagem significativa do conteúdo de semelhança de triângulos.



Resumo Inglês:

The term “Computational Thinking” was introduced by Jeannete Wing in 2006, as a skill that involves problem solving, human behavior comprehension and abstracting ideas. One of the possibilities of introducing Computational Thinking in Basic Education is by the use of programming languages, such as Scratch. In this sense, with theoretical basis in Ausubel's Meaningful Learning and in Papert's ideas of Constructionism, this work presents the results of the elaboration and application of a didactic sequence, which used Scratch as a tool to analyse the possible contributions in the learning of the content called similarity of triangles. The study case, with duration of 20 class hours, took place with a class in the 9th grade of Elementary School in a municipal public school. For data collection, questionnaires were used, before and after the intervention and the development of a final project by the participants. The analysis of the results, carried out in a qualitative way, highlighted a significant learning of the content of similarity of triangles.