Santo Agostinho e a controvérsia pelagiana

Kairós

Endereço:
Rua Tenente Benévolo - 201 - Centro
Fortaleza / CE
60160-040
Site: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/index
Telefone: (85) 9985-5030
ISSN: 2357-9420/1807-5096
Editor Chefe: Dr. Renato Moreira de Abrantes
Início Publicação: 20/01/2004
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Teologia, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Santo Agostinho e a controvérsia pelagiana

Ano: 2007 | Volume: 3 | Número: 2
Autores: M. C. B. Rego
Autor Correspondente: M. C. B. Rego | [email protected]

Palavras-chave: Agostinho. Pelágio. Controvérsia. Pecado original.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo trata de um movimento de reforma religiosa, a partir de Roma, entre os séculos IV e V, que eventualmente recebeu o nome de seu líder, Pelágio. A questão central do pelagianismo era se o pecado adâmico teve ou não desdobramentos sobre o ser humano. Neste contexto da controvérsia pelagiana, uma sistematização doutrinária a respeito do pecado adâmico foi elaborada por Santo Agostinho. Fazendo uso do termo “pecado original”, o Bispo de Hipona propôs um sistema contra os pelágicos que passou a exercer uma influência decisiva na história e na vida da cristandade ocidental. Entretanto, uma perspectiva evolucionista da doutrina do pecado original, considerando um período pré-pelagiano e outro pós-pelagiano, leva a uma reflexão sobre o papel das decisões sinodais e conciliares que ratificaram a posição agostiniana provocando um impacto no Ocidente, de tal modo que hoje é difícil medir a importância do pecado original nos espíritos e em todos os níveis sociais.



Resumo Inglês:

This work approaches a religious reform movement, originating in Rome, between the fourth and fifth centuries, that accidently received the name of your leader, Pelagius. The principal question of the pelagianism was if the Adam’s sin had results at human creature. In this context of pelagian controversy, a systematic doctrine about the Adam’s sin was elaborated by Saint Agustin. The Bishop of Hipona used the expression “original sin” and proposed a system against the pelagians, that to acted on history and life of occidental Christianity. However, a evolutive perspective about the “original sin” doctrine considerating two periods, before and after Pelagius, conduces to a reflection about the importance of the ecclesiastics resolutions that confirmed the agustinian solution, provoking an impact on Ocident, so today is very difficult to measure the importance of “original sin” on spirits and on all social levels.