SABER, DESEJO E ATO: O QUE ÉDIPO E HAMLET DIZEM À PSICANÁLISE

Revista FSA

Endereço:
Av. Valter Alencar, 665
Teresina-PI / PI
64.019-625
Site: http://189.43.21.151/revista/index.php/fsa/index
Telefone: (86)3215-8732
ISSN: 1806-6356
Editor Chefe: Marlene Araújo de Carvalho
Início Publicação: 31/12/2003
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

SABER, DESEJO E ATO: O QUE ÉDIPO E HAMLET DIZEM À PSICANÁLISE

Ano: 2013 | Volume: 10 | Número: 2
Autores: Hevellyn Ciely da Silva Corrêa, Maria Cristina Candal Poli
Autor Correspondente: Maria Cristina Candal Poli | [email protected]

Palavras-chave: psicanálise, desejo, saber, tragédia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente estudo busca atualizar o diálogo entre psicanálise e tragédia a partir do
estabelecimento de pontos de conversão e difusão entre os heróis Édipo e Hamlet, focos de
interesse de Freud (1900) e Lacan (1958-1959). Interroga-nos saber de que modo estes heróis
portam o teor trágico que os fez representantes desta particular forma de arte, o que poderia
ser compreendido unicamente à luz da história da arte, porém, nosso olhar psicanalítico faz o
interesse se direcionar ao núcleo desejoso que os tornou emblemáticos neste vocabulário.
Trata-se, portanto, de compreender o lugar do desejo, com seu pathos trágico, nas figuras de
Édipo e Hamlet. A investigação acerca destes personagens mostra que eles operam no
discurso psicanalítico apontando a natureza do desejo em sua paradoxal relação com o saber:
Édipo é aquele que age por não saber e Hamlet aquele que, por saber, não consegue agir, o
que demonstra, segundo Lacan (1958-1959), que no herói grego o desejo é pela mãe enquanto
Hamlet é habitado pelo desejo da mãe. Como podemos observar, desejo e saber mantêm uma
estreita relação, a qual se mostrará em ato (ou no impedimento dele). Porém, ao nos determos
mais atentamente nesta relação, notamos que não se trata do saber em simples contraposição
ao desejo, mas do saber que é habitado pelo desejo e, por isso, não se dá ao consciente senão
por uma perda, que impede qualquer tentativa de cingi-lo completamente.



Resumo Inglês:

The present study aims to update the dialogue between psychoanalysis and tragedy from the
establishment of conversion’s points and diffusion between the heroes Oedipus and Hamlet,
focus of interest in Freud (1900) and Lacan (1958-1959). Interrogates us know how these
heroes carry the tragic content that did representatives of this particular art form, which could
be understood only in the light of art history, however, our psychoanalytical view makes
interest to drive to the willing nucleus that become emblematic in the psychoanalytic
vocabulary. It is, therefore, to understand the place of desire, with its tragic pathos, in the
figures of Oedipus and Hamlet. Research about these characters shows that they operate
within psychoanalytic discourse pointing the nature of desire in its paradoxical relationship to
knowledge: Oedipus is that who acts because not know and Hamlet one who, knowing, not
acting, which betrays, according Lacan (1958-1959), which in the Greek hero's desire for his
mother while Hamlet is inhabited by the desire of the mother. As we can see, desire and
knowledge maintains a close relationship, which will be shown in act (or preventing it).
However, when we detain more carefully at this relationship, we note that it is not of
knowledge in simple contrast to for the desire, but to the knowledge which is inhabited by the
desire and, therefore, not given to consciousness whitout by a loss, which prevents any
attempt to encompass it completely.