Revitalização cultural e educação popular no bairro de Itapuã, Salvador, Bahia: o protagonismo dos “itapuanzeiros”

Revista de Educação Popular

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ISSN: 1982-7660
Editor Chefe: Regina Nascimento Silva
Início Publicação: 01/10/2001
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Multidisciplinar

Revitalização cultural e educação popular no bairro de Itapuã, Salvador, Bahia: o protagonismo dos “itapuanzeiros”

Ano: 2015 | Volume: 14 | Número: 2
Autores: Débora Matos Maia, Pedro Rodolpho Jungers Abib
Autor Correspondente: Débora Matos Maia | [email protected]

Palavras-chave: Revitalização Cultural, Comunidade, Identidade, Educação Popular

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo busca compreender o processo educativo de reconstrução cultural da comunidade de Itapuã, em Salvador, Bahia, a partir das dinâmicas culturais locais, tomando como recorte do campo investigativo o processo de revalorização das manifestações tradicionais, levado a cabo por uma parcela organizada dos moradores, que se autodenominam “itapuanzeiros”. Essa investigação buscou captar a singularidade da cultura local, como também compreender os sentidos e significados dessa retomada das tradições para e pela comunidade de Itapuã do ponto de vista da educação e da identidade, focando nas aprendizagens que se dão no contexto das manifestações culturais no bairro. A metodologia foi desenvolvida a partir de estratégias etnográficas como a observação participante, entrevistas, gravações em audiovisual e diário de campo. No referencial teórico, foram utilizados autores como Milton Santos, Castells, Magnani, Chauí, Certeau, Boaventura de Sousa Santos, Hall, Vygotsky e Paulo Freire.



Resumo Inglês:

This paper aims to investigate otherness relation between orality and writing and his value under a perspective of a literacy discourse. Tfouni (2009) and Pereira (2009) discuss that this is important to the interpreters of the subject due to the symbolic strength of the writing discourse. Accordingly to Belintane (2011), the orality is understood by means of a notion of esthetic of a game and discussed under his exclusion in language teaching in the school. Thus, we analyze oral remarks as they appear in the discursive sequences of round song of a remnant maroon community of south-west of Bahia state. The methodology is based on Serrani (1997) and the notion of discursive sequence. We discuss the possibilities of the first language dialogue with the orality of a locale.