RESENHA: CRIMINOLOGIA REALISTA, DE ROGER MATTHEWS

Revista Brasileira de Ciências Criminais

Endereço:
Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - Centro
São Paulo / SP
01018-010
Site: http://www.ibccrim.org.br/
Telefone: (11) 3111-1040
ISSN: 14155400
Editor Chefe: Dr. André Nicolitt
Início Publicação: 30/11/1992
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Direito, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

RESENHA: CRIMINOLOGIA REALISTA, DE ROGER MATTHEWS

Ano: 2016 | Volume: 123 | Número: 0
Autores: Vitor Stegemann Dieter
Autor Correspondente: DIETER, Vitor Stegemann | [email protected]

Palavras-chave: Realismo crimonológico; Criminologia crítica; Teoria criminológica; Realismo; Teoria do crime; Vitimização.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Roger Matthews com “Criminología Realista” pretende reinaugurar a criminologia realista no centro do debate criminológico contemporâneo. De fato, o refinado teor crítico do livro dialoga com as correntes dominantes na criminologia contemporânea – i.e. criminologias da escolha racional, criminologia feminista, criminologia cultural e pensadores como Wacquant, Garland, Jonathan Simon etc. – e aponta tanto suas contribuições quanto seus limites. Especial atenção é dada aos teóricos liberais estadunidenses, principalmente aos conceitos de punitivismo, giro punitivo e guerra ao crime. Também assenta bases epistemológicas e metodológicas para a pesquisa, sugerindo novos caminhos para a criminologia. Porém, a obra não finaliza o trabalho que começa, faltando explicar a situação do crime no mundo contemporâneo.