A representação musical do nativo americano no cinema O uso das tópicas nativo americano selvagem, nativo americano nobre e da música indígena autêntica na trilha musical cinematográfica

Revista da Tulha

Endereço:
Rua Prof. Dr. Olivier Toni, s/n - Monte Alegre (Cidade Universitária)
Ribeirão Preto / SP
14040-900
Site: http://www.revistas.usp.br/revistadatulha/index
Telefone: (16) 3315-0102
ISSN: 2447-7117
Editor Chefe: Marcos Câmara de Castro; Eliel Almeida Soares
Início Publicação: 02/01/2017
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

A representação musical do nativo americano no cinema O uso das tópicas nativo americano selvagem, nativo americano nobre e da música indígena autêntica na trilha musical cinematográfica

Ano: 2018 | Volume: 4 | Número: 2
Autores: Juliano de Oliveira, Rodolfo Coelho de Souza
Autor Correspondente: Juliano de Oliveira | [email protected]

Palavras-chave: Música de cinema. Tópicas musicais. Estereótipos musicais. Música indígena.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo busca demonstrar as formas de representação do nativo americano por meio da música no cinema ao longo do século XX, partindo das primeiras coletâneas utilizadas para acompanhamento musical durante o cinema silencioso até a música original composta para filmes dos anos 1930 a 1990. Para tal, estenderemos o conceito de tópica musical, tal como formulado por Ratner, Agawu e Hatten, para o âmbito da música de cinema, a fim de compreender o desenvolvimento das tópicas nativo americano selvagem e nativo americano nobre, bem como experiências de inclusão da autêntica música indígena na trilha musical cinematográfica.



Resumo Inglês:

This article analyzes the forms of representation of Native American through music in the cinema during the 20th century, starting from the first collections used for musical accompaniment during the silent cinema until the original music composed for films of years 1930 to 1990. For such, we will extend the concept of musical topical, as formulated by Ratner, Agawu, and Hatten, to the scope of film music in order to understand the  development  of  wild  Native  American  and  noble Native American topicals as well as experiences of inclusion of authentic Indian music on soundtracks of movies.