(RE)PENSANDO TECNOLOGIA E RELIGIOSIDADE: TECNOGNOSE, JOGOS DE RPG E AMPLIAÇÃO DE CONSCIÊNCIA

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ISSN: 2317-3688
Editor Chefe: Sylvio Fausto Gil Filho
Início Publicação: 01/01/2018
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

(RE)PENSANDO TECNOLOGIA E RELIGIOSIDADE: TECNOGNOSE, JOGOS DE RPG E AMPLIAÇÃO DE CONSCIÊNCIA

Ano: 2015 | Volume: 4 | Número: 1
Autores: Rafael Justino da Silva, Carlos Augusto Serben
Autor Correspondente: Rafael Justino da Silva | [email protected]

Palavras-chave: tecnologia; jogos; RPG; religião; consciência

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo propõe que a tecnologia tem assumido expressões religiosas, das quais emergem os conceitos de tecnognose e tecno-religiosidade, fazendo referência a uma espécie de culto à tecnologia no qual aparecem fantasias de progresso e transcendência. Nesse contexto, os jogos digitais são vistos como um espaço de realização de algumas dessas fantasias, mas nota-se que não podem ser reduzidos apenas a isso. Nota-se que os jogos, em especial os de representação de papéis (RPGs), possibilitam a emergência de processos psicológicos paralelos à realização de fantasias que auxiliam no desenvolvimento da personalidade do jogador e na ampliação de sua consciência. Assim, defende-se que tecnologia e jogos digitais sejam considerados como objetos plurais, nos quais manifestam-se aspectos religiosos e fantasiosos bem como potenciais reais de desenvolvimento.



Resumo Inglês:

The article proposes that technology has assumed religious expressions, from which emerge the concepts of technognosis and techno-religiousness, referring to a kind of cult to technology in which fantasies of progress and transcendence take place. In this context, videogames are seen as a place of fulfillment of some of these fantasies, although they cannot be reduced to just that. Parallel to the fulfillment of these fantasies, videogames, especially RPGs, allow the emergence of psychological processes that can help on the personality development of its players and the broadening of their conscience. Thus, we argue that both games and technology as a whole should be considered as plural objects, in which religious and fantastic aspects manifest along with real development potentials.