Religiosidade, cultura e identidade : festividade de São Brás na comunidade quilombola Jacarequa em Santa Luzia do Pará

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ISSN: 2318-1346
Editor Chefe: César Augusto Martins de Souza
Início Publicação: 01/01/2013
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Religiosidade, cultura e identidade : festividade de São Brás na comunidade quilombola Jacarequa em Santa Luzia do Pará

Ano: 2018 | Volume: 6 | Número: 1
Autores: Antonio Edson Farias
Autor Correspondente: A. E. Farias | [email protected]

Palavras-chave: religiosidade, cultura, identidade, Jacarequara

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Para Geertz (1989) a religião produz uma visão de mundo que informa o comportamento humano, assim, neste trabalho investigamos as ligações entre religião, cultura e identidade, tendo como mote as manifestações da religiosidade em uma comunidade de remanescentes, visando compreender como os seus membros pensam e se organizam na festividade de São Brás, que marca o calendário religioso anual em Jacarequara. Essa festa de santo possibilita-nos refletir sobre: a) formas de organização social e identificação como grupo; b) tensões e disputas dentro e fora da comunidade em torno do sagrado e do profano. Vale destacar que a festividade é produto da agência de leigos, na qual o caráter sacro, mas contornado de hibridismos, é evidenciado na ladainha de São Brás, e o lado profano se revela mais claramente na festa de aparelhagem (dançante) que ocorre na sequência. Resumidamente, concordamos com Maués (1995) quando diz-nos que os leigos fazem a festa de santo nessa manifestação de catolicismo popular eivada por hibridismos ou mesclas culturais e queremos entender em que sentido isso demarca o auto-reconhecimento como grupo para descendentes de africanos escravizados ali existentes a partir dos saberes produzidos cotidianamente e, mais atualmente, num retorno ao passado para marcar um pertencimento étnico que lhes garante direitos.



Resumo Espanhol:

Para Geertz (1989) la religión produce una visión de mundo que informa el comportamiento humano, así, este trabajo investiga los vínculos entre religión, cultura e identidad, teniendo como mote las manifestaciones de la religiosidad en una comunidad de remanentes, visando comprender cómo sus miembros piensan y se organizan en la Festividad de São Brás, que marca el calendario religioso anual en Jacarequara. Esta fiesta de santo nos permite reflexionar sobre: a) formas de organización social e identificación como grupo; b) tensiones y disputas dentro y fuera de la comunidad en torno a lo sagrado y lo profano. En el caso de que el carácter sacro, pero contorneado de hibridismos, es evidenciado en la letanía de São Brás, y el lado profano se revela más claramente en la fiesta de equipo (bailando) que se produce en la secuencia. En resumen, concordamos con Maués (1995) cuando nos dice que los laicos hacen la fiesta de santo en esta manifestación de catolicismo popular eivada por hibridismos o mezclas culturales y queremos entender en qué sentido eso demarca el autoreconocimiento como grupo para descendientes de africanos esclavizados allí existentes a partir de los saberes producidos cotidianamente y, más actualmente, en un retorno al pasado para marcar una pertenencia étnica que les garantiza derechos.