Religião e sexualidade no Brasil: tecnologias de si e do eu na historicidade discursiva da construção do sujeito brasileiro

Revista Sem Aspas

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ISSN: 2358-4238
Editor Chefe: Carlos Henrique Gileno; José Anderson Santos Cruz
Início Publicação: 27/11/2017
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Multidisciplinar

Religião e sexualidade no Brasil: tecnologias de si e do eu na historicidade discursiva da construção do sujeito brasileiro

Ano: 2019 | Volume: 8 | Número: 1
Autores: Solange Aparecida de Souza Monteiro, Maria Regina Momesso, Monique Delgado, Paulo Rennes Marçal Ribeiro
Autor Correspondente: Solange Aparecida de Souza Monteiro | [email protected]

Palavras-chave: Religião, Sexualidade, História, Técnicas de Si, Tecnologias do Eu.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Objetiva-se refletir o tema da sexualidade a partir da construção discursiva/histórica de seus mecanismos de controle pelas instituições, especialmente a religiosa. De forma linear, destaca-se a história da sexualidade a partir da Antiguidade: de um lado, o Oriente, onde a sexualidade era percebida como iluminação espiritual, de outro, o Ocidente, em especial a filosofia clássica greco-romana, que a aceitava, sem uma imposição moralista, porém o prazer devia ter regramento. Já na Idade Média, a partir do cristianismo, a sexualidade passa a ser compreendida e discursivizada como pecado. Neste período destaca-se a influência da visão de mundo medieval de forma definitiva em nossa moral sexual. Por fim, na história do Brasil, a religião tem influência na moralidade sexual já a partir da colonização e doutrinação jesuítica até as posições oficiais das religiões atuais sobre a sexualidade, sobretudo a posição da Igreja Católica, com o papa Bento XVI. A partir desse olhar na historicidade discursiva, pretende-se também investigar em que medida é possível desenvolver uma compreensão teológica que tenha como pressuposto a abordagem sobre as técnicas de si e as tecnologias do eu empreendidas por Michel Foucault em sua última fase, principalmente em sua obra A hermenêutica do sujeito.



Resumo Inglês:

The objective is to reflect the theme of sexuality from the discursive/historical construction of its control mechanisms by institutions, especially religious ones. In a linear way, the history of sexuality from antiquity stands out: on the one hand, the East, where sexuality was perceived as spiritual enlightenment, on the other, the West, especially the classical Greco-Roman philosophy, which accepted it, without a moralistic imposition, but pleasure should be ruled. In the Middle Ages, from Christianity, sexuality becomes understood and discursivized as a sin. In this period stands out the influence of the medieval worldview definitively on our sexual morals. Finally, in the history of Brazil, religion has an influence on sexual morality already from the colonization and Jesuit indoctrination to the official positions of the current religions on sexuality, especially the position of the Catholic Church, with Pope Benedict XVI. From this look at discursive historicity, it is also intended to investigate to what extent it is possible to develop a theological understanding that has as its presupposition the approach on the techniques of himself and the technologies of the self undertaken by Michel Foucault in his last phase, especially in his work A hermeneutics of the subject.



Resumo Espanhol:

El objetivo es reflejar el tema de la sexualidad a partir de la construcción discursiva/histórica de sus mecanismos de control por parte de las instituciones, especialmente de los religiosos. De manera lineal, destacamos la historia de la sexualidad desde la antiguedad: Por un lado, Oriente, donde la sexualidad era percibida como iluminación espiritual, por otro, Occidente, en particular la filosofía grecorromana clásica, que la aceptaba, sin una imposición Moralista, pero el placer debe tener reglas. En la Edad Media, desde el cristianismo, la sexualidad se entiende y discursiviza como un pecado. En este período destaca la influencia de la cosmovisión medieval definitivamente en nuestra moral sexual. Finalmente, en la historia de Brasil, la religión tiene una influencia en la moral sexual ya desde la colonización y el adoctrinamiento jesuita a las posiciones oficiales de las religiones actuales sobre la sexualidad, especialmente la posición de la Iglesia Católica, con el Papa Benedicto XVI. Desde esta perspectiva en la historicidad discursiva, también se pretende investigar hasta qué punto es posible desarrollar un entendimiento teológico que asuma el enfoque sobre las técnicas de sí mismo y las tecnologías de la UE emprendidapor por Michel Foucault en Su última fase, principalmente en su trabajo la hermenéutica del sujeto.