RELATO DE EXPERIÊNCIA DA CRIAÇÃO DE UM JOGO: UMA ESTRATÉGIA PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE A SER UTILIZADA NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA
Revista Saber Digital
RELATO DE EXPERIÊNCIA DA CRIAÇÃO DE UM JOGO: UMA ESTRATÉGIA PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE A SER UTILIZADA NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA
Autor Correspondente: Vanessa Fontes dos Reis | [email protected]
Palavras-chave: Active learning, health education, community dentistry, Aprendizagem ativa, educação em saúde, odontologia comunitária
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
Introdução: No mundo atual é necessário lançar mão de estratégias modernas para que haja o interesse por parte do aluno no processo de ensino-aprendizagem. A utilização da gamificação é considerada uma estratégia inovadora, onde os discentes são formadores de opiniões e participam ativamente desse processo. Objetivo: Este artigo tem como objetivo relatar a experiência da criação de um jogo didático para o ensino de saúde bucal a ser aplicado no Programa de Saúde na Escola. Relato de Experiência: Trata-se de um relato de experiência da criação de um jogo que será aplicado por uma cirurgiã dentista para crianças do 3º e 4º ano de uma escola pública municipal, localizada no município de Rio das Flores, RJ. O jogo foi criado com 15 perguntas abertas, 4 paradas obrigatórias e um dado numerado de 1 a 6. As perguntas são todas relacionadas à saúde bucal. Participarão do jogo duas equipes, sendo a vencedora aquela que chegar primeiro na linha de chegada. Conclusão: A experiência com a criação do jogo foi bem satisfatória, tendo em vista que a gamificação é uma estratégia excelente de inovação no ensino e facilita o processo de aprendizagem de forma ativa e divertida. Portanto, espera-se que os alunos possam entender, de maneira fácil e atrativa, o conteúdo transmitido através do jogo, e que esse aprendizado tenha consequências positivas com resultados satisfatórios em relação a prevenção de agravos da boca.