A relação da subjetividade com a violência e a abertura à ética em Emmanuel Levinas

Kairós

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ISSN: 2357-9420/1807-5096
Editor Chefe: Dr. Renato Moreira de Abrantes
Início Publicação: 20/01/2004
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Teologia, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

A relação da subjetividade com a violência e a abertura à ética em Emmanuel Levinas

Ano: 2020 | Volume: 16 | Número: Especial
Autores: P. L. A.Vasconcelos
Autor Correspondente: P. L. A.Vasconcelos | [email protected]

Palavras-chave: Subjetividade. Infinito. Outro. Ética.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo discorre sobre a causa da violência humana que, para Emmanuel Levinas, está na própria subjetividade. Para o autor, ela consiste em três graus de construção: a fruição, a economia e o ser pensante. O primeiro volta-se àalimentação como momento de prazer e satisfação humana. A economia é a busca por este alimento e pressupõe um lar para armazenar. E o ser pensante é o próprio homem que pode se voltar para a busca de autossatisfação, podendo assim haver a violência ou o indivíduo pode por meio do seu ser pensante buscar a ética.



Resumo Inglês:

This article develops the cause of human violence which, for Emmanuel Levinas, is in subjectivity itself. It consists of three degrees of construction: fruition, economy and the thinking being. The first one turns the alimentation as a moment of pleasure and human satisfaction. The economy is the search for this nourishment and presupposes a home to store it. And the thinking being is the man himself who can turn to the search forself-satisfaction and there may be violence, or the individual can, through his thinking being, seek ethics.