Reino de Deus e justiça na literatura paulina

Kairós

Endereço:
Rua Tenente Benévolo - 201 - Centro
Fortaleza / CE
60160-040
Site: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/index
Telefone: (85) 9985-5030
ISSN: 2357-9420/1807-5096
Editor Chefe: Dr. Renato Moreira de Abrantes
Início Publicação: 20/01/2004
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Teologia, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Reino de Deus e justiça na literatura paulina

Ano: 2011 | Volume: 8 | Número: 1
Autores: S. B. de Oliveira
Autor Correspondente: S. B. de Oliveira | [email protected]

Palavras-chave: Paulo. Reino de Deus. Justiça.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Para melhor compreender o pensamento paulino a respeito do reino de Deus e da justiça, se faz necessária uma contextualização do Apóstolo no universo cultural que influenciou a elaboração de tais conceitos. É preciso também considerar a experiência que teve do Ressuscitado, a qual dá as bases não sócristológicas e soteriológicas, mas também escatológicas, do seu pensamento. De fato, para Paulo o reinado de Deus na história se inicia com a ressurreição de Cristo, havendo, todavia, uma tensão entre o “já” e o “ainda não” no que diz respeito a sua plena realização. Porém, apesar de sua importância em Paulo, as referências ao reino de Deus são raras. Isto aponta para uma substituição proposita danos escritos do Apóstolo da ênfase no “reino de Deus”, existente nos sinóticos, pela ênfase na “justiça”, que é o sinal mais concreto da presença do reino.



Resumo Francês:

Pour la compréhension de la pensée paulinienne sur le royaume de Dieu et la justice, il faut contextualiser l’Apôtre dans l’univers culturel qu’a influencé l’élaboration de tels concepts.On ne peut pas laisser de considérer aussi son expérience avec le ressuscité, laquelle donne les bases christologiques et sotériologiques, mais aussi scatologique,de sa pensée. En effet, selon Paul la royauté de Dieu dans l’histoire commence avec la résurrection du Christ, en ayant, toutefois, une tension entre le «déjà» e le«pas encore» en ce que se réfère à sa réalisation totale. Cependant, malgré son importance en Paulles références sur le royaume de Dieu son rares. Cela nous montre une substitution libre dans les écrits de l’Apôtre du relief dans le «royaume de Dieu», comme dans les synoptiques, en faisant ressortir la «justice», le signe plus concret de la présence du royaume.