Regularidades nas políticas de formação docente dos anos 1990 e atuais: o cuidado de si da Academia

Revista Educação e Políticas em Debate

Endereço:
Avenida João Naves de Ávila 2121 - Santa Mônica
Uberlândia / MG
38400-902
Site: http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/issue/view/2022
Telefone: (34) 9841-9309
ISSN: 2238-8346
Editor Chefe: Maria Vieira Silva
Início Publicação: 30/07/2012
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

Regularidades nas políticas de formação docente dos anos 1990 e atuais: o cuidado de si da Academia

Ano: 2022 | Volume: 11 | Número: 3
Autores: Alexander Montero Cunha ;Daniele Gualtieri Rodrigues
Autor Correspondente: Alexander Montero Cunha | [email protected]

Palavras-chave: Políticas Educacionais.Formaçãode Professores.Análisedo Discurso Foucaultiana.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho envolve a busca por regularidades discursivas nas políticas da década de 1990 e atuais de formação de professores. Numa perspectiva foucaultiana, destacamos regularidades que envolvem a resistência da Academia frente à ingerência do Estado nos projetos de Cursos de Licenciaturas em ambos os períodos. Essas regularidades nos auxiliaram na composição de um cenário que não tem a pretensão de previsões futuras e sim salientar um possível conflito ético eminente que envolve o governo de si e o cuidado de si da Academia. Por regularidade, salientamos que a resistência na falta de um espaço de diálogo poder exultar na marginalização da Academia da sua função de formação de professores, o que poderia descaracterizar boa parte de sua identidade enquanto instituição.



Resumo Inglês:

The presente work involves the Search for discursive regularities in the 1990s and current teacher education policies. From a Foucaultian perspective, wehighlight regularities involving the Academy's resistance to State interference in undergraduate course projects in both periods. These regularities have assisted us inframing a scenario that is not intended to make future predictions but rather point out a possible iminente ethical conflict that involves self-governance and self-car e of the Academy. By regularity,we stress that resistance in the absence of a space for dialogue can result in the Academy's marginalization of its teacher training function, which could lose Much of its identity as na institution.



Resumo Espanhol:

El presente trabajo implica uma búsqueda de regularidades discursivas em las políticas de la década de 1990y las actuales políticas de formación docente. Em uma perspectiva foucaultiana, destacamos regularidades que involucran la resistência de la Academia frente a la injerencia del Estado em los proyectos de carrera em ambos períodos. Estas regularidades nos ayudaran em la composición de une scenario que no pretende proporcionar futuras predicciones, sino señalar um posible conflito ético inminente que involucra el Gobierno de y el cuidado de de la Academia. Por regularidad, destacamos que la resistência em la falta de um espacio de diálogo puede resultar em la marginación de la Academia de su rol de formación docente, lo que puede descaracterizar gran parte de su identidade como institución.