REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DA MUSICOTERAPIA EM GRUPO

Revista Brasileira de Musicoterapia XXI N 26

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Telefone: (41) 9128-8888
ISSN: 2316-994X
Editor Chefe: Clara Márcia Piazzetta
Início Publicação: 01/05/1996
Periodicidade: Bianual
Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DA MUSICOTERAPIA EM GRUPO

Ano: 2019 | Volume: 1 | Número: 26
Autores: R. Cunha
Autor Correspondente: R. Cunha | [email protected]

Palavras-chave: musicoterapia, grupo, espaço grupal musicoterapêutico, teoria da musicoterapia em grupo.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho apresenta uma revisão de literatura e uma proposta de articulação teórica sobre a musicoterapia em grupo. A revisão mostrou o contexto dos manuscritos publicados sobre o tema, nos últimos dez anos, nas línguas inglesa, portuguesa e espanhola. Um total de 240 resumos foram lidos e organizados em quadros conforme a característica dos textos, dos participantes e da área de saber dos periódicos. Após a organização dos textos em um painel e dos comentários sobre as publicações, foi tecida uma articulação teórica baseada em autores como Even Ruud, Mercedes Pavlicevic, Milton Santos e Thomas Turino. Essa construção destacou sete marcas do espaço grupal musicoterapêutico: o compartilhamento que potencializa a participação das pessoas de acordo com suas possibilidades de ação; o espaço grupal musicoterapêutico como o locus da expressão da coletividade, sem que a individualidade seja desconsiderada; a presença do/a musicoterapeuta; a consideração do tempo de elaboração do participante para entender-se na execução e colaboração com os demais na ação grupal; as especificidades da música que permeia o espaço relacional do grupo; a estimulação da cognição sensível; o processo grupal fundado em técnicas e procedimentos da musicoterapia.



Resumo Inglês:

This work presents a literature review and a theoretical proposal on music therapy group practices. The review showed the context of the English, Portuguese and Spanish manuscripts published on the topic along the last ten years. A total of 240 abstracts were read and organized in charts according to the characteristics of the texts, the participants and the area of knowledge of the journals. Following both the organization of the texts in a panel and the commentaries on the publications, a theoretical articulation based on authors as Even Ruud, Mercedes Pavlicevic, Milton Santos e Thomas Turino was woven. The theoretical construction highlighted seven marks of the group music therapy space: the shared and participative musical action; the music therapy group space as a locus where the participants can collectivity expresses themselves although individuality is also considered; the presence of the music therapist; the recognition of the participants' time and individuality; the specific nature of the music that permeates the group space; the sensitive cognition stimulation; the foundation of the group process on music therapy techniques and procedures.