Reflexões sobre o não dito na educação musical: um espaço a ser ocupado pela música contemporânea

Reflexão e Ação

Endereço:
Avenida Independência, 2293 - Bloco 10, Sala 1020A - Universitário
Santa Cruz do Sul / RS
96815-900
Site: http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/index
Telefone: (51) 3717-7543
ISSN: 1982-9949
Editor Chefe: Cheron Zanini Moretti
Início Publicação: 31/10/1990
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Educação

Reflexões sobre o não dito na educação musical: um espaço a ser ocupado pela música contemporânea

Ano: 2014 | Volume: 22 | Número: 1
Autores: É. D. Gomes
Autor Correspondente: É. D. Gomes | [email protected]

Palavras-chave: música contemporânea, educação e cultura, ensino de música, música e formação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A educação musical formal no Brasil tem privilegiado o repertório do período de prática comum, em detrimento de composições de outros contextos. Este trabalho visa refletir sobre esta predominância, questionando a ausência específica da produção contemporânea no ensino formal. Foi realizada revisão teórica, abordando relações entre a história da educação musical brasileira e a consolidação deste tipo de repertório, além de alguns apontamentos sobre produções musicais contemporâneas e características da contemporaneidade. Desta forma, aponta-se para a importância da presença da música erudita contemporânea enquanto possibilidade de articular a necessidade de ampliação de repertório com o desenvolvimento da musicalidade em um aspecto mais amplo, a partir das relações entre as múltiplas tendências estéticas na construção musical.



Resumo Inglês:

Formal musical education in Brasil has been focusing common practice period repertory on all education segments. This research aims to reflect about this gap on musical education’s repertory, especially regarding contemporary music. Therefore, theoretical review was carried out in order to present some facts on music education’s history that have contributed to this repertory consolidation. Finally some notes about both contemporary music and life are exposed as argument for the importance of discussing these relations at school. Lastly this paper defends contemporary music as a significant issue for the purpose of develops musicality and relates students’ everyday life to music education.



Resumo Espanhol:

En la educación musical formal en Brasil ha predominado el repertorio del periodo de práctica común, en detrimento de composiciones de otros contextos. Esta investigación tiene como propósito la reflexión sobre este predominio de la música europea, con foco en la ausencia de producciones contemporáneas eruditas en la educación musical. Fue desarrolladla una investigación bibliográfica sobre el camino recorrido por Brasil durante la consolidación del tipo de música en la enseñanza. Razones para trabajar con repertorio musical contemporáneo en educación musical son presentadas por sus aportaciones para pensar el conocimiento cotidiano.