Reflexões de si: Experiências de escrita do memorial de formação

Revista Educação, Cultura e Sociedade

Endereço:
Avenida dos Ingás - 3001 - Jardim Imperial
Sinop / MT
78555000
Site: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/educacao/index
Telefone: (66) 3511-2100
ISSN: 2237-1648
Editor Chefe: Irene Carrillo Romero Beber
Início Publicação: 15/12/2011
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Reflexões de si: Experiências de escrita do memorial de formação

Ano: 2018 | Volume: 8 | Número: 2
Autores: Luciana de Araújo Pereira. Fabrício Oliveira da Silva. Charles Maycon de Almeida Mota.
Autor Correspondente: Luciana de Araújo Pereira | [email protected]

Palavras-chave: formação docente, conhecimento de si, pesquisa (auto)biográfica.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O trabalho é fruto de reflexões (auto)biográficas em que se toma a trajetória de formação do doutoramento como elemento para se pensar no conhecimento de si através da escrita do memorial de formação. Neste sentido, o estudo visa compreender os sentidos que atravessam as experiências formativas, tomando a escrita do memorial como elemento de reflexão do conhecimento de si. Para tanto, adotamos como base teórica as discussões de Souza (2006), Pineau (2014) e Josso (2010). Trata-se de uma pesquisa-formação em que foi utilizado como dispositivo analítico de pesquisa o memorial descritivo de um dos autores deste trabalho. Adotamos como base metodológica a pesquisa (auto)biográfica, que permite aos sujeitos refletir sobre suas vivências e experiências, bem como tomar consciência de si e de sua própria formação. Este estudo nos possibilitou uma maior compreensão das variadas perspectivas formativas que o conhecimento de si desencadeia, ao nos permitir perceber a importância de evidenciar o processo de produção do conhecimento, de formação e de exercício da profissão.



Resumo Espanhol:

El trabajo es fruto de reflejos autobiograficos en el que se toma una trayectoria de formación de doctoramiento como elemento para se pensar en el conocimiento de si durante la escritura del memorial de formación. El trabajo tiene como objetivo comprender los significados que atraviesan las experiencias formativas, teniendo la redacción del memorial como elemento de reflejo de autoconocimiento. Por lo tanto, hemos adoptado como base teórica el debate de Souza (2006), Pineau (2014) y Josso (2010). Se trata de una investigación formación en que se usó el memorial descriptivo de uno de los autores de este trabajo como dispositivo de la investigación. Adoptamos como base metodológica de la investigación autobiográfica, que permite a los sujetos reflexionar sobre sus experiencias, así como a tomar conciencia de sí mismos y de su propia formación. Este estudio nos ha permitido una mayor comprensión de diferentes perspectivas de formación que desencadena el autoconocimiento, lo que nos permite darse cuenta de la importancia de mostrar el proceso de producción de conocimiento, de formación y de profesión.