A REDENÇÃO DE CAM: IMAGEM-DESPERTADOR E IDEOLOGIA DO BRANQUEAMENTO

Revista Em Favor de Igualdade Racial

Endereço:
6637 - Br 364, Km 04 - Distrito Industrial
Rio Branco / AC
Site: https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/issue/view/155
Telefone: (68) 9974-5156
ISSN: 2595-4911
Editor Chefe: Flávia Rodrigues Lima da Rocha
Início Publicação: 11/05/2020
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

A REDENÇÃO DE CAM: IMAGEM-DESPERTADOR E IDEOLOGIA DO BRANQUEAMENTO

Ano: 2024 | Volume: 7 | Número: 1
Autores: M. M. Almeida
Autor Correspondente: M. M. Almeida | [email protected]

Palavras-chave: a redenção de cam, ideologia do branqueamento, racismo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A ideologia do branqueamento é uma das principais características do racismo no Brasil, e está na estrutura das relações sociais, atrelado basicamente ao aspecto referencial estético-fenotípico dos brasileiros. As reflexões tecidas neste artigoestão focadas na ideologia do branqueamento, e para tal, nos deteremos na obra “A redenção de Cam” (1895), do artista plástico espanhol Modesto Brocos (1852-1936). Tal obra foi amplamente utilizada por jornalistas, intelectuais e ideólogos do racismo no final do século XIX e início século XX, como forma de propagandear a necessidade de mudança racial da sociedade brasileira que consideravam demasiadamente negra. Segundo suas crenças racistas, o Brasil não avançava para um patamar elevado de civilidade e desenvolvimento econômico por ser atrasado justamente pela mistura de “raças”. Para compreender a influência da obra de Modesto Brocos ao propagandear a ideologia do branqueamento, vamos abordar topicamente alguns aspectos teóricos da imagem como forma de repercutir determinadas formas de pensar e conceber o Brasil. Especial atenção será dada à noção de imagem-despertador, seguindo as teorias de Rafael Mangana (2018), cujas ideias ajudam a compreender os impactos da obra de Brocos e sua “A Redenção de Cam”.



Resumo Inglês:

The whitening ideology is one of the main characteristics of racism in Brazil and is in the structure of social relations, basically linked to the aesthetic-phenotypic aspectof Brazilians. The reflections woven in this article are focused on the whitening ideology, and for that, we will focus on the work "The Redemption of Cam" (1895) by the Spanish artist Modesto Brocos (1852-1936). This work was used by journalists, intellectuals, and ideologists of racism in the late 19th and early 20th centuries as a way to propagate the need for racial change in Brazilian society, which they considered too black. According to their racist beliefs, Brazil did not progress to a high level of civilization and economic development because it was held back by the mixture of "races". To understand the influence of Modesto Brocos' work in propagating the whitening ideology, we will address some theoretical aspects of the image as a way to resonate certain ways of thinking and conceiving Brazil. We will focus on the issue of the Wake-up call image, according to Rafael Mangana's concepts. These concepts that the author puts forth will help us understand the effects provoked by the work of the plastic artist Modesto Brocos and his "Redemption of Cam".