A realização da abordagem histórico-cultural no ensino médio de Matemática

Teoria e Prática da Educação

Endereço:
Avenida Colombo, 5790. - Campus Universitário - Zona 7
Maringá / PR
87020-900
Site: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/index
Telefone: (44) 3011-5076
ISSN: 2237-8707
Editor Chefe: Nerli Nonato Ribeiro Mori
Início Publicação: 01/01/2009
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Educação

A realização da abordagem histórico-cultural no ensino médio de Matemática

Ano: 2019 | Volume: 22 | Número: 1
Autores: Lev Guennadievitch Kravtsov
Autor Correspondente: Lev Guennadievitch Kravtsov | [email protected]

Palavras-chave: Teoria histórico-cultural, Pedagogia, Ensino da matemática.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo do presente artigo é examinar o significado da ideia de L. S. Vigotski de que o conhecimento é um meio cultural de desenvolvimento e as repercussões dessa ideia para a organização do ensino de matemática. Admitindo-se que se ensina não matemática, mas com a matemática, são examinadas criticamente algumas possibilidades de resposta à pergunta sobre o que se ensina ao aluno quando a matemática é entendida como um meio e não uma finalidade do ensino. Em seguida, são destacadas algumas conclusões psicológicas e pedagógicas ligadas à organização do processo de ensino de matemática, quando este campo do saber é compreendido como meio cultural de que o professor lança mão para ensinar.



Resumo Inglês:

The aim of this article is to examine the meaning of L. S. Vygotsky's idea that knowledge is a cultural medium of development and the repercussions of this idea for the organization of mathematics teaching. Assuming the idea that what is being taught is not mathematics itself, but that we teach by means of mathematics, some possibilities for answering the question about what is taught to the student are examined critically when mathematics is understood as a means and not a purpose of teaching. Next, some psychological and pedagogical conclusions are related to the organization of the process of teaching mathematics when this field of knowledge is understood as a cultural medium that the teacher uses to teach something.



Resumo Espanhol:

El objetivo del presente artículo es examinar el significado de la idea de L. S. Vigotski de que el conocimiento es un medio cultural del desarrollo y las repercusiones de esa idea para la organización de la enseñanza de las matemáticas. Se admite que se enseña no matemática, pero con las matemáticas, se examinan críticamente algunas de las posibilidades de respuesta a la pregunta sobre el que se enseña al alumno cuando las matemáticas se entiende como un medio y no una finalidad de la enseñanza. A continuación, se destaca algunas conclusiones psicológicas y pedagógicas vinculadas a la organización del proceso de la enseñanza de matemáticas, cuando en este campo del saber es comprendido como medio cultural de que el profesor lanza mano para enseñar.