Realidade virtual e projeto arquitetônico: da criação à experiência do usuário

Tríades em Revista

Endereço:
Rua Marquês de São Vicente 225 - Cx. Postal: 38097 - Gávea
Rio de Janeiro / RJ
22451-900
Site: https://triades.emnuvens.com.br/triades
Telefone: (21) 3527-1596
ISSN: 19840071
Editor Chefe: Dra. Vera Lúcia Nojima
Início Publicação: 22/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Multidisciplinar

Realidade virtual e projeto arquitetônico: da criação à experiência do usuário

Ano: 2017 | Volume: 6 | Número: 2
Autores: Gilberto Martini de Oliveira , Flávio Andaló , Milton Luiz Horn Vieira
Autor Correspondente: Gilberto Martini de Oliveira | [email protected]

Palavras-chave: realidade virtual, jogos digitais, imersão, design imersivo, virtual reality, digital games, immersion, immersive design

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo deste artigo é guiar o leitor no processo de produção de uma aplicação de Realidade Virtual imersiva para a apresentação de um projeto de arquitetura, usando a tecnologia de jogos digitais e avaliando a experiência do usuário. Por meio de óculos de Realidade Virtual e a sensação de imersão, o usuário pode sentir-se em um projeto que ainda não existe, possibilitando uma maior compreensão do espaço projetado. Para isso foi criado um apartamento com uma decoração convidativa no qual o usuário utilizando um Oculos Rift consegue movimentar-se livremente e é capaz de interagir com a decoração trocando revestimentos. Durante o desenvolvimento foram feitos testes de usabilidade a fim de adequar o produto final a uma melhor experiencia do usuário. Para este projeto foi utilizada a metodologia foi chamada como “Double Diamond”, criada pelo Design Council.



Resumo Inglês:

This paper aims to guide the user through the production process of architectural design in a 3D virtual environment, using the game technology and evaluating the user experience. The use of a head mounted display enables one to navigate the virtual space, creating an immersive sensation of being within the design. Furniture, everyday household accessories, and art are added creating a warm and inviting room. The result is a virtual reality application allowing the person to interact with the environment as design. During the creation phase, several usability tests were taken to tailor the final product to a better user experience. This project used a methodology called “Double Diamond”, created by the DesignCouncil.