Realidade Virtual e Educação: Um estudo sobre o impacto de inserir o dispositivo Cardboard em sala de aula

EDUCITEC - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico

Endereço:
AV. Sete de Setembro, n. 1975, Bairro: Centro
Manaus / AM
69020-120
Site: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec
Telefone: (92) 3621-6792
ISSN: 2446-774X
Editor Chefe: Iandra Maria Weirich da Silva Coelho
Início Publicação: 31/05/2015
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Multidisciplinar

Realidade Virtual e Educação: Um estudo sobre o impacto de inserir o dispositivo Cardboard em sala de aula

Ano: 2018 | Volume: 4 | Número: 9
Autores: Fabiann Matthaus Dantas Barbosa, Vitor Bremgartner da Frota, Priscila Silva Fernandes, Neila Batista Xavier
Autor Correspondente: Fabiann Matthaus Dantas Barbosa | [email protected]

Palavras-chave: virtual reality, cardboard, education.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Atualmente, a tecnologia está presente na sociedade e nos mostra diferentes meios de interação. A Realidade Virtual (RV) é uma dessas maneiras, de modo que sua aplicação tem trazido novas experiências imersivas em diversos âmbitos, como na educação. Logo, é possível observar que atividades externas à sala de aula contribuem para a formação do aluno, através de excursões que podem proporcionar experiências em ambientes que levam o conhecimento de maneira prática. Com isso, a empresa Google resolveu explorar o uso da RV nas instituições de ensino através da criação do dispositivo Cardboard Glasses, para que os estudantes pudessem conhecer diversas localidades sem sair de sala de aula. Partindo desse princípio, a motivação deste trabalho consiste em auxiliar os professores das disciplinas de Geografia e Ciências aplicando a ferramenta Cardboard e o aplicativo Expeditions como recurso metodológico no processo de ensino-aprendizagem de alunos do 2o, 6o e 9o anos do ensino fundamental em escolas municipais, proporcionando aos estudantes maior interação e dinamismo nos conteúdos abordados nessas disciplinas. O ponto de partida consistiu na fabricação dos óculos, que a partir dos produtos originais foram produzidos outros moldes por meio da coleta de refugos de papelão. A pesquisa incluiu alunos colaboradores do Ensino Médio do IFAM Campus Lábrea, que receberam treinamentos para aplicação da ferramenta e dispuseram seus smartphones para serem utilizados em sala de aula. No total, 141 discentes puderam participar da pesquisa e explorar os conteúdos abordados em sala de aula de maneira imersiva e lúdica.



Resumo Inglês:

Today, technology is present in society and shows us differentways of interaction. Virtual Reality (VR) is one of these ways, so its application has brought new immersive experiences in various fields, such as education. Therefore, it is possible to observe that activities outside the classroom contribute to the formation of the student, through excursions that can provide experiences in environments that take the knowledge in a practical way. So, Google decided to explore the use of VR in educational institutions through the creation of the Cardboard Glassesdevice,so that students could meet different locations without leaving the classroom. Based on this principle, the motivation of this work is to help teachers of the subjects of Geography and Sciences applying the Cardboardtool and the Expeditionsapplication as a methodological resource in the teaching-learning process of 2nd, 6th and 9th grade students in municipal elementary schools, providing students with greater interaction and dynamism in the contents covered in these disciplines. The starting point was the manufacture of the glasses, which from the original products were produced other molds through the collection of cardboard refuse. The research included high school students of IFAM CampusLábrea, who received trainings to apply the tool and arranged their smartphones to be used in the classroom. In total, 141 students were able to participate in the research and explore the contents covered in the classroom in an immersive and playful way.