Que o queer torne-se a força e que a sua roupa seja armadura de resistência

Revista Brasileira de Estudos da Homocultura (REBEH)

Endereço:
Avenida Fernando Corrêa da Costa, 2367 - Boa Esperança
Cuiabá / MT
Site: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/index
Telefone: (63) 9988-4412
ISSN: 2595-3206
Editor Chefe: Bruna Andrade Irineu
Início Publicação: 01/01/2018
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

Que o queer torne-se a força e que a sua roupa seja armadura de resistência

Ano: 2019 | Volume: 2 | Número: 3
Autores: Baga de Bagaceira Souza Campos, Silvia Sara Bezerra Leme
Autor Correspondente: Baga de Bagaceira Souza Campos | [email protected]

Palavras-chave: Queer, força, resistência

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A apresentação desse trabalho visual demonstra a força que implica o corpo queer – estabelecido aqui em sua relação indissociável com as dissidências de raça, gênero e sexualidade – e as formas, cores e texturas de suas extensões de pele (MCLUHAN, 2005). Provocamos as vestes e os adereços que cobrem seus corpos no intuito de problematizar o campo de violência que essa composição da aparência (CIDREIRA, 2005) recebe e as estratégias resistivas que respondem a esse chamado violento na forma de suas vestes. Conhecidxs como Tikal Babado e Pai Amor, ou o que chamaríamos carinhosamente aqui de Babado e Amor, são esses corpos queers que carregam consigo os seus modos sensíveis de adornar e as resistências memoráveis e deslizantes de um tobogã de arco-íris carregado de paixões, emoções e sentimentos de sujeitos que brigam nessa sociedade normativa para afirmar a possibilidade de ser e existir como seres possíveis e gloriosamente adornados de sentidos. Convocadas enquanto armaduras, suas vestes e demais extensões são potencializadas a partir de uma perspectiva que impetre seus fazeres artísticos, poéticos, político-estéticos e midiáticos e os tornem potencialmente atuantes em suas composições. A vibração de suas estonteantes vestes e a fascinante performance que esse movimento entre corpo e roupa ressaltam nossos olhos, nos embrenham de sensibilidades necessárias que compõem as suas poéticas. A roupa e todos os seus elementos não cumprem apenas o papel de cobrir os seus corpos, mas fazem surgir sentidos potentes em seus fazeres políticos. Trouxemos títulos para essa tessitura e que, acima de tudo, provoquem nossas formas de ver, sentir e perceber (MERLEAU-PONTY, 1999) a roupa em corpos abjetos. As fascinantes imagens são embaladas com o cenário da Cidade de Cachoeira, no Recôncavo da Bahia.



Resumo Inglês:

The presentation of this visual work demonstrates the strength that the queer body implies - established here in its inseparable relationship with the differences of race, gender and sexuality - and the shapes, colors and textures of its skin extensions (MCLUHAN, 2005). We provoke the clothes and accessories that cover their bodies in order to problematize the field of violence that this appearance composition (CIDREIRA, 2005) receives and the resistive strategies that respond to this violent call in the form of their clothes. Known as Tikal Babado and Pai Amor, or what we would affectionately call Babado e Amor here, it is these queer bodies that carry with them their sensitive ways of adorning and the memorable and sliding resistances of a rainbow toboggan laden with passions, emotions and feelings of subjects who fight in this normative society to affirm the possibility of being and existing as possible beings and gloriously adorned with meanings. Summoned as armor, their clothing and other extensions are enhanced from a perspective that imposes their artistic, poetic, political-aesthetic and media practices and makes them potentially active in their compositions. The vibration of their stunning garments and the fascinating performance that this movement between body and clothing highlights our eyes, immerses us in the necessary sensibilities that make up his poetics. Clothing and all its elements not only fulfill the role of covering their bodies, but they also give rise to powerful meanings in their political activities. We brought titles for this fabric and that, above all, provoke our ways of seeing, feeling and perceiving (MERLEAU-PONTY, 1999) clothes in abject bodies. The fascinating images are packed with the scenery of the City of Cachoeira, in the Recôncavo da Bahia.



Resumo Espanhol:

La presentación de este trabajo visual demuestra la fuerza que implica el cuerpo queer, establecido aquí en su relación inseparable con las diferencias de raza, género y sexualidad, y las formas, colores y texturas de sus extensiones de piel (MCLUHAN, 2005). Provocamos la ropa y los accesorios que cubren sus cuerpos para problematizar el campo de violencia que recibe esta composición de apariencia (CIDREIRA, 2005) y las estrategias de resistencia que responden a este llamado violento en forma de su ropa. Conocidos como Tikal Babado y Pai Amor, o lo que llamaríamos cariñosamente Babado e Amor aquí, son estos cuerpos queer que llevan consigo sus formas sensibles de adornar y las resistencias memorables y deslizantes de un tobogán arcoiris cargado de pasiones, emociones y sentimientos de sujetos que luchan en esta sociedad normativa para afirmar la posibilidad de ser y existir como seres posibles y gloriosamente adornados con significados. Invocados como armaduras, su vestimenta y otras extensiones se mejoran desde una perspectiva que impone sus prácticas artísticas, poéticas, político-estéticas y mediáticas y las hace potencialmente activas en sus composiciones. La vibración de sus impresionantes prendas y el rendimiento fascinante de que este movimiento entre el cuerpo y la ropa resalta nuestros ojos, nos sumerge en las sensibilidades necesarias que componen su poética. La ropa y todos sus elementos no solo cumplen la función de cubrir sus cuerpos, sino que también dan lugar a significados poderosos en sus actividades políticas. Trajimos títulos para este tejido y que, sobre todo, provocan nuestras formas de ver, sentir y percibir (MERLEAU-PONTY, 1999) la ropa en cuerpos abyectos. Las fascinantes imágenes están llenas de paisajes de la ciudad de Cachoeira, en el Recóncavo de Bahía.