Proposta de metodologia para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem de autoria própria com scratch.

EDUCITEC - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico

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ISSN: 2446-774X
Editor Chefe: Iandra Maria Weirich da Silva Coelho
Início Publicação: 31/05/2015
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Multidisciplinar

Proposta de metodologia para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem de autoria própria com scratch.

Ano: 2018 | Volume: 4 | Número: 8
Autores: Luiz Carlos Aires Macedo, Maria Ivete Basniak, Marcos Cesar Danhoni Neves, Sani de Carvalho Rutz Da Silva, Débora Amaral Taveira Mello
Autor Correspondente: Luiz Carlos Aires Macedo | [email protected]

Palavras-chave: software educativo, multimídia interativo, tecnologia e didática, material autodidático, tecnologia e educação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo apresenta uma proposta de metodologia voltada à produção de Objetos de Aprendizagem (OA) de autoria própria para educadores sem conhecimentos aprofundados em modelagem e programação de softwares. Esta metodologia utiliza storyboards como estratégia de modelagem e programação adaptada à linguagem Scratch, se configurando como fácil e eficiente de ser utilizada. Para discuti-la é apresentado um exemplo que salienta as características desta metodologia em sua aplicação prática. Conclui-se que a metodologia pode ser interessante para educadores que desejam construir seus próprios OA utilizando a linguagem Scratch sem que isso signifique o não uso de um processo de desenvolvimento de software.



Resumo Inglês:

This article presents a proposal for a methodology aimed at the production of Learning Objects (LO) ofits own authorship for educators with no depth knowledge in software modellingand programming. This methodology uses storyboards as a modellingand programming strategy adapted to the Scratch language, setting itself up as easy and efficient to use. To discuss it, an example is presented that highlights the characteristics of this methodology in its practical application. It is concluded that the methodology may be interesting for educators who wish to build their own LOusing the Scratch language,without implyingthe non-use of a software development process.