PROFANAÇÕES “DEVORADORAS” EM BENTO TEIXEIRA PINTO

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ISSN: 1982-7717
Editor Chefe: Maria Aurora Neta
Início Publicação: 01/12/2007
Periodicidade: Semestral

PROFANAÇÕES “DEVORADORAS” EM BENTO TEIXEIRA PINTO

Ano: 2015 | Volume: 15 | Número: 1
Autores: Juliana do Monte Gester, Sue Rivera Ikeda, Hiran de Moura Possas
Autor Correspondente: Juliana do Monte Gester | [email protected]

Palavras-chave: Prosopopeia, Bento Teixeira, “Plágio”.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Resumo: O texto tem por objetivo dialogar entre as diferentes falas encontradas sobre o objeto de estudo: “Prosopopeia”, de Bento Teixeira. A princípio, não há como negar a negatividade de alguns críticos sobre a obra de Bento Teixeira. Logo, pretendemos expor o maior número possível de informações, boas ou más, sobre a Prosopopeia.Nos deparamos com comparações com Os Lusíadas de Camões e a pouca originalidade e nativismo do poeta em sua obra.Assim, buscamos distanciar a Prosopopeia de Os Lusíadas, exibindo trechos que evidenciem isso.A Prosopopeia não segue o padrão de um poema épico, onde a voz narrativa não se encontra distante das histórias narradas, quebrando assim, a isomeria formal e a constância do ritmo do seu conto.Continuando o tecer desta rede de suposições, muito se falou do poeta e pouco de sua obra. Sua situação junto a Inquisição foi pautada pela afronta à religiosidade, pois Bento falava abertamente das ciências, problematizava sobre as sagradas escrituras em um tempo em que as regras da Igreja não poderiam ser contrariadas.



Resumo Inglês:

This paper aims to dialogue between the different lines found on the subject: "Prosopopoeia" Bento Teixeira. At first, there is no denying the negativity of some critics on the Bento Teixeira's work. Therefore, we intend to expose the largest possible amount of information, good or bad, on the Prosopopoeia. We face comparisons with the Camões Lusiads and little originality and nativism of the poet in his work. Thus, we seek to distance the prosopopoeia of The Lusíadas, displaying excerpts that demonstrate this. The Prosopopoeia does not follow the pattern of an epic poem, where the narrative voice is not far from the narrated stories, thus breaking the formal isomerism and the constant rhythm of his tale. Continuing the weaving of this network of assumptions, much was made of the poet and some of his work. Your situation along the Inquisition was guided by affront to religion, as Bento spoke openly of science, raised problems about the scriptures in a time when the rules of the Church could not be countered.