A produção audiovisual na Educação Básica implicações e atravessamentos

REU - Revista de Estudos Universitários

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ISSN: 2177-5788
Editor Chefe: Maria Ogécia Drigo
Início Publicação: 01/06/1968
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

A produção audiovisual na Educação Básica implicações e atravessamentos

Ano: 2018 | Volume: 44 | Número: 1
Autores: E. S. Machado
Autor Correspondente: E. S. Machado | [email protected]

Palavras-chave: Cinema e educação. Audiovisual educativo. Educador audiovisual. Educação básica. Artes – Cinema.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente texto visa apresentar reflexões sobre o processo de produção do audiovisual na Educação Básica, a partir do subprojeto “Arte – Cinema Licenciatura” do programa PIBID. A questão que norteia o trabalho é o quê e como ensinar audiovisual na Educação Básica no componente curricular Artes, ou seja, como uma área autônoma, separada das Artes Visuais, venha a responder pela existência de um novo profissional na escola. Já na formulação da proposta do subprojeto, tomamos como hipótese o conjunto de saberes e processos de significação e produção, que são mediados no ensino do audiovisual pelo educador audiovisual. Diante disso, há um conjunto de saberes que o educador audiovisual deve articular. O presente texto está organizado em quatro subitens: o primeiro diz respeito à educação básica e à produção audiovisual; o segundo, aos princípios da produção audiovisual educativa; o terceiro aos processos de produção educativa e, o quarto, aos atravessamentos.



Resumo Inglês:

The present text aims to reflect on the process of production of audiovisual in Basic Education, from the subproject "Art - Cinema Licenciatura" of the PIBID program. The question that guides the work is what and how to teach audiovisual in Basic Education in the curricular component Arts, that is, as an autonomous area, separated from the Visual Arts, will respond for the existence of a new professional in the school. In the formulation of the subproject proposal, we take as hypothesis the set of knowledge and processes of signification and production, which are mediated in the teaching of audiovisual by the audiovisual educator. Faced with this, there is a set of knowledges that the audiovisual educator must articulate. The present text is organized in four sub-items: the first one concerns basic education and audiovisual production; the second, to the principles of educational audiovisual production; the third, to the processes of educational production, and the fourth to the conclusions.