Processos de gestão da qualidade em empresa familiar: estudo de caso na Empresa Bertolo e Bianchini Madeireira

Competência − Revista da Educação Superior do Senac -RS

Endereço:
Av. Fernando Ferrari - 2001 - Anchieta
Porto Alegre / RS
90200-041
Site: http://seer.senacrs.com.br/index.php/RC
Telefone: (51) 3284-1987
ISSN: 2177-4986
Editor Chefe: Giuliano Karpinski Moreira, Senac-RS, Brasil
Início Publicação: 16/07/2019
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Processos de gestão da qualidade em empresa familiar: estudo de caso na Empresa Bertolo e Bianchini Madeireira

Ano: 2020 | Volume: 13 | Número: 1
Autores: Bruno da Silva Saldanha, Flávio Régio Brambilla
Autor Correspondente: Bruno da Silva Saldanha | [email protected]

Palavras-chave: Gestão da Qualidade, Empresa Familiar, Estudo de Caso

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente estudo surgiu com a finalidade de se verificar como se da o processo de gestão da Qualidade em uma empresa familiar, a empresa estudada é a Empresa Bertolo e Bianchini LTDA, mas conhecida popularmente como Madeireira Medianeira. A referida empresa oferece produtos do gênero de materiais de construção. A empresa surgiu com a visualização da opor-tunidade do negocio no mercado de Santa Maria, de seu José que já trabalhava a 15 anos no mercado de comercio de madeiras, com o aumento da demanda de seus filhos, identificou a necessidade de abrir um negocio para o futuro dos mesmos. Nos dias atuais a empresa já conta com instalações modernas, serviços qualificados, com um quadro de funcionários superior ao estimado e bem conceituada no mercado de materiais de construção. É uma empresa de médio porte formada por um consórcio entre irmão, onde eles se dividem em três setores: Financeiro, Compras e Estoques. As decisões são centralizadas, embora a empresa seja departamentalizada, o que facilita para a implementação de uma gestão da qualidade uma vez que a mesmo se baseia em processos, procedimentos e indicadores para cada setor.



Resumo Inglês:

The purpose of this study was to verify the quality management process in a family business. The com-pany studied is Empresa Bertolo e Bianchini LTDA, but popularly known as Medianeira Wood. This company offers products of the kind of building materials. The company came up with the visuali-zation of the business opportunity in the Santa Maria market, of his José who had been working for 15 years in the wood trade market, with the increasing demand of his children, identified the need to open a business for the future of them. Nowadays the company already has modern facilities, qualified services, with a staff superior to the estimated and well regarded in the building mate-rials market. It is a midsize company formed by a brother consortium, where they are divided into three sectors: Finance, Purchasing and Inventory. Decisions are centralized, although the company is de-centralized, which facilitates the implementation of quality management as it is based on processes, procedures and indicators for each sector.