Probabilidade-com-cartoons: O ponto de vista de alunos do ensino médio inovador

Revista Educação, Cultura e Sociedade

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ISSN: 2237-1648
Editor Chefe: Irene Carrillo Romero Beber
Início Publicação: 15/12/2011
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Probabilidade-com-cartoons: O ponto de vista de alunos do ensino médio inovador

Ano: 2019 | Volume: 9 | Número: 1
Autores: Rosicacia Florencio Costa. Daise Pereira Lago Souto.
Autor Correspondente: Rosicacia Florencio Costa. | [email protected]

Palavras-chave: tecnologias digitas, animações, ensino da matemática.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Esse artigo apresenta um recorte de pesquisa em nível de Mestrado. O objetivo aqui é discutir aspectos envolvidos no processo de aprendizagem da Probabilidade-Com-Cartoons, com base no ponto de vista dos alunos do Ensino Médio Inovador, da Escola Estadual Oscar Soares, do município de Juara, estado de Mato Grosso. Neste artigo, cartoons devem ser entendidos como produções de vídeos, com animações em desenhos, sendo estes feitos separadamente, à mão, ou, por meio de um software. Para tanto, apoiamo-nos em uma perspectiva teóricometodológica que nasceu do encontro da Teoria da Atividade com o construto teórico Seres-Humanos-Com-Mídias, o Sistema Seres-Humanos-Com-Mídias. A escolha do título "probabilidade-com-cartoons" é uma analogia feita por nós, com a finalidade de destacar o referencial teórico. Os dados foram produzidos durante as aulas da disciplina de Matemática, ministradas a alunos do segundo ano do Ensino Médio. Os instrumentos para a produção dos dados foram a observação participante, entrevista e o registro audiovisual. Os resultados indicam que as tecnologias digitais utilizadas, na produção dos cartoons, contribuíram para a realização de um trabalho colaborativo (tecnologias digitais e seres humanos) e possibilitaram aos alunos contextualizar o conteúdo matemático em aplicações do dia a dia. Com relação ao Sistema Seres-Humanos-Com-Mídias, as análises dos dados demonstraram que as tecnologias digitais, utilizadas nas atividades podem desempenhar os papéis de artefato, comunidade, objeto, regras e organização do trabalho.



Resumo Inglês:

This article presents a research cut at Master level. The objective here is to discuss aspects involved in the Probability-With-Cartoons learning process, based on the point of view of the Innovative High School students at the Oscar Soares State School, in the municipality of Juara, Mato Grosso state. In this article, cartoons should be understood as video productions, with animations in drawings, these being done separately, by hand, or by means of software. To that end, we support ourselves in a theoretical-methodological perspective that emerged from the encounter of the Theory of Activity with the theoretical construct Seres-Humans-with-Media, the Seres-Humans-With-Media System. The choice of the title "probability-with-cartoons" is an analogy made by us, in order to highlight the theoretical reference. The data were produced during the classes of Mathematics, taught to students of the second year of High School. The instruments for producing the data were participant observation, interview and audiovisual recording. The results indicate that the digital technologies used in the production of the cartoons contributed to the accomplishment of a collaborative work (digital technologies and human beings) and enabled the students to contextualize the mathematical content in everyday applications. With respect to the Seres-Humans-with-Media System, data analysis has shown that digital technologies used in activities can play the artifact roles, community, object, rules and work organization.