Post-structural aesthetica: a discourse on culture representation and meaning

e-Revista LOGO

Endereço:
LOGO UFSC
Florianópolis / SC
Site: http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/eRevistaLOGO
Telefone: (48) 3721-2345
ISSN: 2238-2542
Editor Chefe: Luiz Salomão Ribas Gomez
Início Publicação: 31/12/2010
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Administração, Área de Estudo: Arquitetura e urbanismo, Área de Estudo: Ciência da informação, Área de Estudo: Comunicação, Área de Estudo: Desenho industrial, Área de Estudo: Economia, Área de Estudo: Planejamento urbano e regional, Área de Estudo: Tecnologia, Área de Estudo: Turismo, Área de Estudo: Engenharias, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Post-structural aesthetica: a discourse on culture representation and meaning

Ano: 2018 | Volume: 7 | Número: 1
Autores: Nil Santana
Autor Correspondente: Nil Santana | [email protected]

Palavras-chave: semiótica, estética, pós-estruturalismo, estudos linguísticos

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo é uma tentativa de investigar a relação entre a estética Kantiana e teorias do pós-estruturalismo. Como ponto de partida, argu - mentarei que uma leitura atenta entre estética e pós-estruturalismo en - volve muito mais que uma discussão importante sobre representação e signiicado cultural. Também estimula uma investigação sobre critérios estéticos como formas ontológicas e sócio-políticas. Como a linguagem, a estética está sujeita a seu próprio renascimento histórico e cultural, re - sultante de forças inorgânicas externas, como a isicalidade das formas de arte, idéias, conceitos e signiicado narrativo.



Resumo Inglês:

This essay attempts to shed some light on the relationship between Kantian aesthetics and post-structuralism theory. As point of departure, I will argue that a close examination of aesthetics and post-structuralism engages much more than a major discussion on cultural representation and meaning. It also prompts an investigation into aesthetic criteria as ontological and socio-political forms. Like language, aesthetics is subject to its own historical and cultural revival, accrued from external inorganic forces such as the physicality of the art forms, ideas, concepts and nar - rative signiicance.