Poder monárquico e relações de negociação no Poema de Mio Cid: subsídios para uma análise do poder em um texto literário no Medievo Ibérico (Século XIII)

Ponta de Lança

Endereço:
Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos - Av. Marechal Rondon, s/n - Departamento de História - Sala 5 - Rosa Elze
São Cristóvão / SE
49000-100
Site: https://seer.ufs.br/index.php/pontadelanca/index
Telefone: (79) 8826-1803
ISSN: 1982-193X
Editor Chefe: Antônio Fernando de Araújo Sá
Início Publicação: 30/09/2007
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Geografia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Poder monárquico e relações de negociação no Poema de Mio Cid: subsídios para uma análise do poder em um texto literário no Medievo Ibérico (Século XIII)

Ano: 2016 | Volume: 10 | Número: 18
Autores: Lívia Maria Albuquerque Couto
Autor Correspondente: Lívia Maria Albuquerque Couto | [email protected]

Palavras-chave: Relações Sociais e de Poder; Idade Média Ibérica; Poema de Mio Cid.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo surge com o intuito de apresentar as primeiras análises acerca das relações de negociação no reinado de Alfonso VIII (1158-1214), utilizando o Poema de Mio Cid. Apesar do documento literário tratar do século XI, seu período de produção e transmissão foi o século XIII, logo, discutiremos as relações sociais e de poder as quais estavam inseridas a sociedade castelhana deste século. Embasados no conceito de Representação de Roger Chartier (1991), justificamos o manejo de dois contextos afastados, mas que se complementarão em nossa pesquisa, porque ambos mantiveram aspectos em comum que precisamos levar em consideração. Desse modo, o documento pode ser utilizado como testemunho histórico, visto que nos possibilita uma ideia não do período em que viveram os personagens, mas a representação dada pelo autor a eles.