Poética da Escuta

Voz e Cena

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ISSN: 2675-4584
Editor Chefe: César Lignelli
Início Publicação: 29/06/2020
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Poética da Escuta

Ano: 2020 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: Mirna Spritzer
Autor Correspondente: Mirna Spritzer | [email protected]

Palavras-chave: Escuta, Vocalidade, Sonoridade, Arte Radiofônica, Poética da Escuta.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho estuda as possibilidades da escuta como geradora de criação artística. Para tanto concebe a noção de Poética da Escuta. Por Poética da Escuta, entende a concepção da forma artística sonora que nasce da disponibilidade da escuta como estado que legitima o outro e que constitui a vocalidade como presença corpórea e inequívoca. Poética que reverbera a percepção dos modos de escuta sensível e ativa. E revela o som e o silêncio como acontecimentos no entre do dizer e ouvir. Discute a cena, a vocalidade, a peça radiofônica e as paisagens sonoras como células para vislumbrar corpo, sonoridade e escuta. Referencia-se nos pensamentos de John Cage, Paul Zumthor e Antonin Artaud entre outros.



Resumo Inglês:

This paper studies the possibilities of listening as a generator of artistic creation. To this end, it conceives the notion of Listening Poetics. By Poetics of Listening, understands the conception of the artistic sound form that is born from the availability of listening as a state that legitimizes the other and which constitutes vocality as a corporeal and unambiguous presence. Poetics that reverberates the perception of sensitive and active listening modes. And reveals sound and silence as events between saying and hearing. It discusses the scene, the vocality, the radio play and the soundscapes as cells to glimpse body, sonority and listening. It refers to the thoughts of John Cage, Paul Zumthor e Antonin Artaud among others.