A Performance da Oralidade Docente

Educação (UFSM)

Endereço:
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária - Prédio 16 sala 3263 - Camobi
Santa Maria / RS
97105-900
Site: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao
Telefone: (55) 3220-8795
ISSN: 1984-6444
Editor Chefe: Sueli Salva
Início Publicação: 30/04/1970
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Educação

A Performance da Oralidade Docente

Ano: 2014 | Volume: 39 | Número: 3
Autores: G. Icle, M. D. Belo
Autor Correspondente: G. Icle | [email protected]

Palavras-chave: Performance; Docência; Educação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este texto apresenta a oralidade docente como performance, apoiando-se em diferentes autores para caracterizar o trabalho dos professores de teatro. Utiliza-se do trabalho de Stanislavski para exemplificar as situações entre ator e professor. Discute-se, com efeito, a centralidade da oralidade como conteúdo e como método próprio do trabalho teatral. Problematiza-se, assim, a oralidade do professor como instrumento por intermédio do qual o professo poetiza sua própria voz, tornando-a veículo do trabalho pedagógico. Este texto apoia-se, especialmente, em Bauman, Zumthor e Schechner para circunscrever a oralidade docente como temática central da didática teatral. Defende-se a possibilidade de pensar a tarefa pedagógica em teatro como ato de performance oral.



Resumo Inglês:

This text presents the orality as performance faculty, drawing on different authors to characterize the work of teachers. It uses Stanislavski’s work to exemplify the situations between actor and professor. It discusses the centrality of orality as content and as a method of the theatrical work. Thus, discusses the orality of the professor as an instrument through which the teacher makes his own voice a poem, making it the vehicle of pedagogical work. This text relies especially on Bauman, Zumthor and Schechner to circumscribe the orality as central theme teaching didactics theatrical. This paper advocates the possibility of thinking the pedagogical task in theater as an act of oral performance.