PASSOS PARA ACIONAR E EFETIVAR UM CURRÍCULO-DANÇANTE

Série-Estudos

Endereço:
Avenida Tamandaré, n. 6000 - Bairro Jardim Seminário
Campo Grande / MS
79117-900
Site: https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos
Telefone: (67) 3312-3598
ISSN: 2318-1982
Editor Chefe: José Licínio Backes
Início Publicação: 12/06/1994
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas

PASSOS PARA ACIONAR E EFETIVAR UM CURRÍCULO-DANÇANTE

Ano: 2021 | Volume: 26 | Número: 58
Autores: Carla Char;Marlucy Alves Paraíso
Autor Correspondente: Carla Char | [email protected]

Palavras-chave: dança; currículo; filosofia da diferença.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo trata dos passos dados no território de um currículo, em uma investigação, para acionar e efetivar um currículo-dançante, composto de experimentações com dança. A pesquisa, realizada em uma escola pública da Grande Belo Horizonte, em turmas do 8º e do 9º ano do ensino fundamental, trabalhou com conceitos e compreensões dos estudos curriculares póscríticos e da filosofia da diferença. A investigação criou e utilizou como metodologia o dançarilhar, isto é: uma composição feita de cartografia + dança e que se inspira tanto nos estudos de Gilles Deleuze e Félix Guattari como no “Andarilho” de Nietzsche para apostar em um currículo que faz experimentações com a dança. Este artigo traz resultados dessa investigação e mostra toda a movimentação para a criação de um currículo-dançante que convida corpos a dançar no espaço entre um currículo-maior e um currículo-menor, subverte o senso comum em relação à dança e à demanda por dança como um “currículo turístico” e, desde os seus primeiros passos, produz resistências e desencadeia devires. 



Resumo Inglês:

This article deals with the steps taken in the territory of a curriculum, in an investigation, to activate and implement a dancing-curriculum, composed of experiments with dance. The research, carried out in a public school in “Grande Belo Horizonte”, in 8th and 9th-grade classes of elementary school, worked with concepts and understandings of post-critical curricular studies and the philosophy of difference. The investigation created and used dancing as a methodology, that is: a composition made of cartography + dance and that is inspired both by the studies of Gilles Deleuze and Félix Guattari and by Nietzsche’s “Stroller” to bet on a curriculum that experiment with the dance. This article brings the results of this investigation, and shows all the movement towards the creation of a dancing curriculum that invites bodies to dance in the space between a major curriculum and a minor curriculum, subverts common sense concerning dance and the demand for dance as a “tourist curriculum”, and, from its very first steps, it produces resistance and triggers becomings.



Resumo Espanhol:

Este artículo trata de los pasos dados en el territorio de un currículo, en una investigación, para desencadenar y efectuar un currículo-danza, compuesto de experimentaciones con la danza. La investigación se llevó a cabo en una escuela pública de Belo Horizonte, en clases de 8º y 9º grado de primaria, y se trabajó con conceptos y comprensiones de los estudios curriculares postcríticos y la filosofía de la diferencia. La investigación creó y utilizó como metodología la danza: una composición hecha de cartografía + danza y que se inspira tanto en los estudios de Gilles Deleuze y Félix Guattari como en el “Caminante” de Nietzsche para apostar por un currículo que haga experimentaciones con la danza. Este artículo aporta los resultados de esta investigación y muestra todo el movimiento hacia la creación de un currículo-danza que invita a los cuerpos a bailar en el espacio entre un currículo-mayor y un currículo-pequeño, subvierte el sentido común sobre la danza y la reivindicación de la danza como “currículo-viajero” y, desde sus primeros pasos, produce resistencias y desencadena desvíos.