Papa Francisco e a inserção dos cristãos leigos na política

Kairós

Endereço:
Rua Tenente Benévolo - 201 - Centro
Fortaleza / CE
60160-040
Site: https://ojs.catolicadefortaleza.edu.br/index.php/kairos/index
Telefone: (85) 9985-5030
ISSN: 2357-9420/1807-5096
Editor Chefe: Dr. Renato Moreira de Abrantes
Início Publicação: 20/01/2004
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Teologia, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Papa Francisco e a inserção dos cristãos leigos na política

Ano: 2021 | Volume: 17 | Número: 2
Autores: M. J. L. Schuína
Autor Correspondente: M. J. L. Schuína | [email protected]

Palavras-chave: Papa Francisco. Cristãos Leigos e Leigas. Política.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Desde o Concílio Vaticano II, a Igreja tem dado ênfase à atuação do cristão leigo e leiga na política. É missão própria do laicato estar na política assumindo sua responsabilidade, como sujeito eclesial, para que a sociedade seja efetivamente justa. As Conferências Episcopais Latino-Americanas seguem as pegadas do Concílio e enfatizam a necessidade e a especificidade da vocação laical de atuação na política e nas políticas públicas. Propondo um programa de Igreja em Saída, o Papa Francisco destaca que toda a Igreja deve preocupar-se com a construção de um mundo melhor e que os movimentos populares são a expressão da necessidade de revitalizar a democracia.



Resumo Espanhol:

Desde el Concilio Vaticano II, la Iglesia ha enfatizado el papel de los cristianos laicos en la política. Es misión de los laicos involucrarse en la política, asumiendo su responsabilidad, como sujeto eclesial, para que la sociedad sea efectivamente justa. Las Conferencias Episcopales Latinoamericanas siguen los pasos del Concilio y enfatizan la necesidad y la especificidad de la vocación laical para actuar en la política y en las políticas públicas. Al proponer unaIglesia en Salida, el Papa Francisco enfatiza queto da la Iglesia debe preocuparse por construir un mundo mejor y que los movimientos populares son la expresión de la necesidad de revitalizar la democracia.