A PÁGINA OMISSA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA HISTÓRIA DO ENSINO DE LÍNGUAS NO BRASIL

Revista EntreLínguas

Endereço:
Rodovia Araraquara-Jaú - km 1 - Campos Ville
Araraquara / SP
14800901
Site: http://seer.fclar.unesp.br/entrelinguas/index
Telefone: (14) 9636-1312
ISSN: 2447-3529
Editor Chefe: José Anderson Santos Cruz; Rosangela Sanches da Silveira Gileno
Início Publicação: 01/01/2015
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

A PÁGINA OMISSA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA HISTÓRIA DO ENSINO DE LÍNGUAS NO BRASIL

Ano: 2015 | Volume: 1 | Número: 2
Autores: José Carlos Paes ALMEIDA FILHO
Autor Correspondente: José Carlos Paes ALMEIDA FILHO | [email protected]

Palavras-chave: História do ensino de línguas no Brasil. Aprendizagem e ensino de línguas. Ensino de línguas: aspectos históricos. História do ensino de línguas. Formação de professores de línguas.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A aprendizagem e o ensino de línguas formam uma área prática profissional e uma área teórica. Essa área se conhece por Aquisição e Ensino de Línguas (AELin) ou, simplesmente, Ensino de Línguas, e inclui o processo formador de agentes que concorrem a esses processos. Esses processos existiram desde sempre na história educacional do país, mas tardamos em reconhecer e ter reconhecida essa narrativa do seu vir-a-ser como especialidade tributária. A bibliografia é escassa e há muito pouca oferta dessa especialidade como disciplina nos currículos ditos de Letras na grande área da Linguagem. Neste artigo, retomo a escrita sobre a trajetória de personagens, fatos e enredo da história do ensino de línguas no Brasil não para sinalizar períodos e pontos de emergência de consciência de área, mas, para discutir, principalmente, a falta de estudos de natureza histórica para o ensino de línguas (estrangeiras e o Português na perspectiva de LE) e para a constituição de uma disciplina científica madura e pujante de história nos currículos de graduação em Letras e de pós nos estudos de ensino e aprendizagem de línguas no país.