Os gêneros literários em “Mentiras e verdades no mesmo chão”, de Maria Lúcia Medeiros

Nova Revista Amazônica

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ISSN: 2318-1346
Editor Chefe: César Augusto Martins de Souza
Início Publicação: 01/01/2013
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Os gêneros literários em “Mentiras e verdades no mesmo chão”, de Maria Lúcia Medeiros

Ano: 2014 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: Lídia Carla Holanda Alcantara
Autor Correspondente: L. C. H. Alcantara | [email protected]

Palavras-chave: Maria Lúcia Medeiros, gêneros literários, mentiras e verdades no mesmo chão.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Os contos da escritora paraense Maria Lúcia Medeiros podem ser considerados híbridos em relação aos gêneros literários, pois possuem traços poéticos ou líricos, configurando-se ora em prosa poética, ora em verdadeiros poemas em prosa. Os textos da contista caracterizam-se pelo lirismo, na fusão entre o eu-poético e o objeto de contemplação, como preconizava Emil Staiger. Partindo, assim, da hipótese de que os textos de Maria Lúcia Medeiros são híbridos quanto à presença dos gêneros clássicos, este estudo tem como objeto de análise o conto “Mentiras e verdades no mesmo chão”. Pretende-se mostrar como se encontram entrelaçados, em um texto em prosa, elementos genéricos diversos, mostrando a transformação e hibridização dos gêneros, conceituando-os e interpretando-os. Na leitura crítica do texto, portanto, utilizaremos teóricos que falaram sobre os gêneros literários, como Northrop Frye, Emil Staiger, Kate Hamburger



Resumo Inglês:

The short stories of the brazilian writer Maria Lúcia Medeiros can be considered hybrid when we talk about literary genres, since they have lyric or poetic traits, being characterized sometimes as a poetic prose and other times as true poems in prose. The texts of the writer can characterized according to the lyric traits and in the fusion between the poetic self and the contemplation object, as Emil Staiger said. Therefore, considering that the short stories of Maria Lúcia Medeiros are hybrid when classic genres are considered, this study has as main object of analysis the short story “Mentiras e verdades no mesmo chão”. We intend to interpret and show how the diverse genres’ elements are intertwined in a prose text. In the critic reading of the text we will use the theoretical that studied about literary genres, such as Northrop Frye, Emil Staiger, Kate Hamburger