Opinião dos discentes de cursos técnicos sobre a aplicação da gamificação: plataforma Kahoot

Revista Profissão Docente

Endereço:
Avenida Nenê Sabino - 1801 - Olinda
Uberaba / MG
38055500
Site: http://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/index
Telefone: (34) 3319-8811
ISSN: 1519-0919
Editor Chefe: Marilene Ribeiro Resende
Início Publicação: 01/01/2001
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

Opinião dos discentes de cursos técnicos sobre a aplicação da gamificação: plataforma Kahoot

Ano: 2020 | Volume: 20 | Número: 44
Autores: Carlos Vital Giordano, Francis Akemi Nitto Simões, Flávio Lourenço de Carvalho
Autor Correspondente: Carlos Vital Giordano | [email protected]

Palavras-chave: Aprendizado, Ensino, Educação Profissional, Jogos.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Nos cursos direcionados à educação profissional,a procura por métodos de ensino diversificados propicia a inclusão oportuna da gamificação. Na investigação, a plataforma Kahoot, em sua versão gratuita, foi utilizada nas aulas dos cursos de Desenvolvimento de Sistemas e Administração em duas escolas técnicas públicas do Estado de São Paulo. Oartigo aborda, após a aplicação gamificada, como o discente opina sobre o uso da plataforma no seu aprendizado. A questão de pesquisa é identificar se o discente entende relevante ao seu aprendizado o uso da plataforma Kahoot por meio de seus jogos. Na pesquisa,aplicou-se o questionário com o propósito de identificar as opiniões dos discentes quanto ao uso da plataforma. Verificou-se que existe expressiva aceitação do uso da gamificação por intermédio do Kahoot.Ressalta-se, contudo, que o conteúdo e a forma do ensino-aprendizado apresentam ligação direta com a formação e experiência do professor, com a disponibilidade tecnológica, com o programa integrado de disciplinas planejado e, em níveis superiores, com as fundamentações e políticas educacionais.