O ritual do candomblé refletido na sala de espetáculo: Troca de ideias sobre e com o texto O caráter social da música de Cristopher Small (1987)

Revista da Tulha

Endereço:
Rua Prof. Dr. Olivier Toni, s/n - Monte Alegre (Cidade Universitária)
Ribeirão Preto / SP
14040-900
Site: http://www.revistas.usp.br/revistadatulha/index
Telefone: (16) 3315-0102
ISSN: 2447-7117
Editor Chefe: Marcos Câmara de Castro; Eliel Almeida Soares
Início Publicação: 02/01/2017
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

O ritual do candomblé refletido na sala de espetáculo: Troca de ideias sobre e com o texto O caráter social da música de Cristopher Small (1987)

Ano: 2020 | Volume: 6 | Número: 2
Autores: Vitor Israel Trindade de Souza
Autor Correspondente: Vitor Israel Trindade de Souza | [email protected]

Palavras-chave: Orixá, Candomblé, Música brasileira, Afrobrasileiro, Ogan.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este texto busca observar os pontos e contrapontos comuns que se encontram entre o Ritual do Candomblé e a Sala de Concerto. Discutindo seus cânones, similaridades e diferenças através da visão de Christopher Small (1987), que observa a Sala de Concerto como parte de um ritual que inclui o “musicar”, ou “musicking”, e que traz além do ato da execução musical, todo um conjunto de etiquetas que acontecem nas duas agências, que incluem ações semelhantes e comportamentos de pessoas, desde o regente até o vendedor de ingressos. Por outro lado, as visões de Jorge Vasconcelos (2010), Sacramento de Almeida (2009) e Vitor da Trindade (2019), pesquisadores do Candomblé, com vivência no mundo dos Orixás como Ogan Omoloyê do Ilê Axé Jagun, vistos aqui como profissionais da música.



Resumo Inglês:

The text wants to observe the common points between the Candomblé Ritual’s and the Concert Room. Discussing their similarities, canons, and differences, trough the vision of Christopher Small (1987), whose observes the Concert Room as part of a ritual that includes the musicking, bringing besides the execution act, an important cast of persons, around this moment, including from the maestro to the person who sells the ticket. In another hand, observing from the point of view of Jorge Vasconcelos (2010), Sacramento de Almeida (2009) and Vitor da Trindade (2019), Candomblé researchers, whose are deeply inside on the Orixa’s world, as Ogan Omoloyê, seen as professional musicians.