O REMEMORAR NA NARRATIVA IBERO-AMERICANA CONTEMPORÂNEA: LITERATURA E CINEMA

Revista FSA

Endereço:
Av. Valter Alencar, 665
Teresina-PI / PI
64.019-625
Site: http://189.43.21.151/revista/index.php/fsa/index
Telefone: (86)3215-8732
ISSN: 1806-6356
Editor Chefe: Marlene Araújo de Carvalho
Início Publicação: 31/12/2003
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

O REMEMORAR NA NARRATIVA IBERO-AMERICANA CONTEMPORÂNEA: LITERATURA E CINEMA

Ano: 2013 | Volume: 10 | Número: 2
Autores: Rita de Cássia Miranda Diogo
Autor Correspondente: Rita de Cássia Miranda Diogo | [email protected]

Palavras-chave: narrativas ibero-americanas, cinema, literatura, rememoração

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

No presente trabalho nos propomos a analisar a narrativa ibero-americana contemporânea em
suas versões literária e cinematográfica a partir da articulação dos conceitos benjaminianos
em torno da noção de “perda da tradição”. Entendemos o pensamento de Walter Benjamin
como constelações, cujos diferentes conceitos ao mesmo tempo que gravitam em torno da
ideia de “perda da tradição”, remetem-se mutuamente. Como corpus literário, selecionamos
uma obra do escritor espanhol Julio Llamazares (1997), A chuva amarela (La lluvia amarilla)
e o livro do argentino Alan Pauls (2008), História do pranto (Historia del llanto), bem como
dois documentários, o primeiro do cineasta brasileiro Eduardo Coutinho, Santo Forte (1999),
e o segundo, do diretor cubano Fernando Pérez, Suíte Habana (2003). Segundo nossa
hipótese, se, por um lado, o mundo moderno e globalizado rompeu com as fronteiras entre
culturas em direção ao “outro”, por outro lado, levou-as a voltar-se para si mesmas, de modo a
reavaliar as perdas e os ganhos trazidos pela modernidade tardia. Este retornar ao interior de
suas fronteiras deu-se tanto no plano individual quanto no âmbito da coletividade,
encontrando no ato de “rememorar” (BENJAMIN, 1985) o seu principal e mais eficiente
instrumento, tal como podemos observar nas obras em estudo.



Resumo Inglês:

In this paper we intend to analyze the contemporary Iberian American narrative, in its literary
and cinematic versions, from the articulation of Benjaminian concepts around the notion of
"loss of tradition." We understand the thought of Walter Benjamin as constellations, whose
different concepts, while revolving around the idea of "loss of tradition", refer to each other.
As literary corpus, we selected a work by Spanish writer Julio Llamazares (1997), A chuva
amarela (La lluvia amarilla), and the book by Argentinian Alan Pauls (2008), História do
pranto (Historia del llanto), as well as two documentaries, the first by the Brazilian
filmmaker Eduardo Coutinho, Santo Forte (1999), and the second by the Cuban director
Fernando Pérez, Suite Habana (2003). According to our assumption, on the one hand, the
modern, globalized world broke with the boundaries between cultures toward the "other"; on
the other hand, it led them to turn to themselves in order to reassess the losses and gains
brought by late modernity. This return to within its borders can be found on both the
individual and within the community, finding in the act of “remembering” (BENJAMIN,
1985) its primary and most effective instrument, as can be seen in the works under study.