O pensamento por analogias no design: o uso de jogos como uma ferramenta facilitadora

e-Revista LOGO

Endereço:
LOGO UFSC
Florianópolis / SC
Site: http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/eRevistaLOGO
Telefone: (48) 3721-2345
ISSN: 2238-2542
Editor Chefe: Luiz Salomão Ribas Gomez
Início Publicação: 31/12/2010
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Administração, Área de Estudo: Arquitetura e urbanismo, Área de Estudo: Ciência da informação, Área de Estudo: Comunicação, Área de Estudo: Desenho industrial, Área de Estudo: Economia, Área de Estudo: Planejamento urbano e regional, Área de Estudo: Tecnologia, Área de Estudo: Turismo, Área de Estudo: Engenharias, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

O pensamento por analogias no design: o uso de jogos como uma ferramenta facilitadora

Ano: 2019 | Volume: 8 | Número: 3
Autores: Priscila Zavadil
Autor Correspondente: Priscila Zavadil | [email protected]

Palavras-chave: design por analogias, jogos, design e criatividade, processo criativo, design

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo tem como objetivo discutir o pensamento por analogias no design e o uso de ferramentas no processo de projeto que possam estimular a criação de conexões mentais durante a geração de ideias. Para tanto, traz uma revisão de literatura sobre o pensamento analógico e o uso de estímulos como fontes de inspiração e apresenta o uso de um jogo como uma ferramenta para auxiliar o pensamento por analogias no design. Os resultados demonstraram que uso deste tipo de ferramenta contribui para a expansão do espaço problema-solução e para a criação de analogias estruturais, entre diferentes domínios de conhecimento.



Resumo Inglês:

This paper aims to discuss thinking by design analogies and the use of tools in the design process that can stimulate the creation of mental connections during idea generation. To this end, a literature review was conducted on analogical thinking and about the use of stimuli as sources of inspiration, and presents the use of a game as a tool to assist design by analogies. The results demonstrated the use of this kind of tool is useful for the expansion of the problem-solution space and for the creation of structural analogies between different domains of knowledge.