O PAPEL DO BIBLIOTECÁRIO NO COMBATE ÀS FAKE NEWS

SOUZAEAD REVISTA ACADÊMICA DIGITAL

Endereço:
Avenida Santa Helena,1140 - Novo Cruzeiro
Ipatinga / MG
35164332
Site: https://souzaeadrevistaacademica.com.br/
Telefone: (31) 8908-9153
ISSN: 2595-5934
Editor Chefe: Profº Dr. André Ribeiro da Silva
Início Publicação: 27/08/2018
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Ciências Agrárias, Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Engenharias, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

O PAPEL DO BIBLIOTECÁRIO NO COMBATE ÀS FAKE NEWS

Ano: 2024 | Volume: 69 | Número: 69
Autores: Este estudo analisou diversos artigos, teses e dissertações, além de sítios eletrônicos que abordam sobre o termo Fake News. Este termo se refere a mentiras apresentadas como notícias, ou seja, falsidades formatadas e feitas com a finalidade de circular de forma que o leitor possa acreditar se tratar de uma notícia legítima. A partir desse problema e dos perigos causados pelas notícias falsas, destaca-se a figura do bibliotecário para ajudar no combate às Fake News. Apesar dessas práticas não terem uma origem certa, o termo Fake News é recente e cresceu no meio das redes sociais no ambiente da Web 2.0. Nesse contexto, o estudo explica a importância da formação tecnológica e abrangente dos bibliotecários para dominar as tecnologias modernas e auxiliar os indivíduos na utilização dessas tecnologias. Os bibliotecários, por meio dos estudos em competência em informação, podem tornar os indivíduos críticos e autônomos, capazes de questionar e selecionar informações de qualidade por conta própria.
Autor Correspondente: SANTOS, Everson Barcelos | [email protected]

Palavras-chave: Biblioteconomia. Fake News. Competência em informação.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este estudo analisou diversos artigos, teses e dissertações, além de sítios eletrônicos que abordam sobre o termo Fake News. Este termo se refere a mentiras apresentadas como notícias, ou seja, falsidades formatadas e feitas com a finalidade de circular de forma que o leitor possa acreditar se tratar de uma notícia legítima. A partir desse problema e dos perigos causados pelas notícias falsas, destaca-se a figura do bibliotecário para ajudar no combate às Fake News. Apesar dessas práticas não terem uma origem certa, o termo Fake News é recente e cresceu no meio das redes sociais no ambiente da Web 2.0. Nesse contexto, o estudo explica a importância da formação tecnológica e abrangente dos bibliotecários para dominar as tecnologias modernas e auxiliar os indivíduos na utilização dessas tecnologias. Os bibliotecários, por meio dos estudos em competência em informação, podem tornar os indivíduos críticos e autônomos, capazes de questionar e selecionar informações de qualidade por conta própria.