O norte é o sulear: educação escolar quilombola, diálogos urgentes

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ISSN: 1519-0919
Editor Chefe: Marilene Ribeiro Resende
Início Publicação: 01/01/2001
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

O norte é o sulear: educação escolar quilombola, diálogos urgentes

Ano: 2018 | Volume: 18 | Número: 39
Autores: Araújo, E.M., Gonzaga, S.P., Datas, R. M.
Autor Correspondente: Araújo, E.M | [email protected]

Palavras-chave: Educação quilombola, Saberes do Sul, Afropedagogias.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Esta pesquisa não finaliza as possibilidades acerca do tema educação escolar quilombola. Nela foi usado o termo cunhado por Freire (1992) “Sulear”, que sobre as teias de possibilidades sócio-histórico-culturais oferecidas pela educação brasileira, aponta a Educação Escolar Quilombola, como uma afroperspectiva sulear.  Os saberes dos povos africanos e afro-brasileiros colaboram com a (re)significação das escolas brasileiras, com seu ensino, mas diferente do que está estabelecido pelas estruturas tradicionais (liberais, neoliberais). O Tema da educação escolar quilomba é muito apreciado e discutido nos encontros educacionais nacionais e internacionais. Essas ideias contaram com o aporte teórico em Freire (1992), Sousa Santos e Meneses (2009), Campos (2016) entre outros. A investigação cientifica foi de cunho bibliográfico e documental com dados coletados em fontes da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Livros, Revistas Eletrônicas Teias, Scielo, dentre outras. Os resultados indicaram propostas suleares com novas ações educacionais, como é o caso da História da África e Afro-brasileira da educação básica ao ensino superior e que, desta forma, as Escolas Quilombolas têm possibilidades de adentrarem na sociedade e, juntos com as demandas sociais brasileiras, amplificarem e atribuírem modelos de gestão educacional respaldados e alicerçados nas temáticas das interculturalidades. Existem muitas pessoas que são historicamente marginalizadas, ou seja, são social, cultural, econômica e politicamente excluídas das escolas, como pessoas com deficiências, transgêneros, ciganos, homoafetivos, negros, quilombolas, refugiados, entre outros seres sociais brasileiros, que são partícipes da (re)significação da nação brasileira.



Resumo Inglês:

This textual structure does not end the possibilities about the topic quilombola school education. We appropiate the term created by Freire (1992) “Sulear” in brazilian portuguese, that in english direct translate is something looks like “southward”, who on the socio-historical-cultural possibilities offered by Brazilian education, points to Quilombola School Education as asouthward afropperspective. The knowledge of the African and Afro-Brazilian peoples collaborates with the (re) signification of the brazilian schools, with its teaching, but different from what is established by the traditional structures (liberal, neoliberal). The subject of quilomba school education is much appreciated and discussed at national and international educational meetings. These ideas are in the light of the theoretical reflections of Freire (1992) Sousa Santos and Meneses (2009) Campos (2016) among others. The scientific research was of a bibliographic and documentary character with data collected in sources of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, Books, Teias Electronic Magazines, Scielo, UNB, USP, PUC-PR, ABPN etc. The results indicated southward proposals with new educational actions such as the History of Africa and Afro-Brazilian case from basic education to higher education, and that, in this way, Quilombola Schools have possibilities to enter to society and, together with social demands to amplify and assign models of educational management supported and based on the themes of interculturalities. There are many people who are historically marginalized, that is, socially, culturally, economically and politically excluded from schools, such as people with disabilities, transgenders, gypsies, homofeasants, blacks, quilombolas, refugees among other Brazilian social beings, who are (re) significance of the Brazilian nation.



Resumo Espanhol:

Esta investigación no finaliza las posibilidades acerca del tema educación escolar quilombola. En ella se utilizó el término acuñado por Freire (1992) "Sulear", que sobre las redes de posibilidades socio-histórico-culturales ofrecidas por la educación brasileña, apunta la Educación Escolar Quilombola, como una afroperspectiva sulear. Los saberes de los pueblos africanos y afro-brasileños colaboran con la (re) significación de las escuelas brasileñas, con su enseñanza, pero diferente de lo que está establecido por las estructuras tradicionales (liberales, neoliberales). El tema de la educación escolar quilomba es muy apreciado y discutido en los encuentros educativos nacionales e internacionales. Estas ideas contaron con el aporte teórico en Freire (1992), Sousa Santos y Meneses (2009), Campos (2016) entre otros. La investigación científica fue de cuño bibliográfico y documental con datos recogidos en fuentes de la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones, Libros, Revistas Electrónicas Teias, Scielo, entre otras. Los resultados indicaron propuestas suleares con nuevas acciones educativas, como es el caso de la Historia de África y Afro-brasileña de la educación básica a la enseñanza superior y que, de esta forma, las Escuelas Quilombolas tienen posibilidades de adentrarse en la sociedad y, junto con las demandas sociales brasileñas, amplificar y asignar modelos de gestión educativa respaldados y fundamentados en las temáticas de las interculturalidades. Hay muchas personas que son históricamente marginadas, es decir, sociales, culturales, económicas y políticamente excluidas de las escuelas, como personas con discapacidades, transgéneros, gitanos, homóforos, negros, quilombolas, refugiados, entre otros seres sociales brasileños, que son partícipes de la sociedad. (re) significación de la nación brasileña.