O MITO DA ALMA GÊMEA E O IMAGINÁRIO DO AMOR EM “MARÍLIA ACORDA”, DE NATALIA BORGES POLESSO

Téssera

Endereço:
Avenida João Naves de Ávila, 2.121 - Saraiva
Uberlândia / MG
38408100
Site: http://www.seer.ufu.br/index.php/tessera/index
Telefone: (16) 9299-9718
ISSN: 2595-8925
Editor Chefe: Enivalda Nunes Freitas e Souza
Início Publicação: 26/11/2018
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Multidisciplinar

O MITO DA ALMA GÊMEA E O IMAGINÁRIO DO AMOR EM “MARÍLIA ACORDA”, DE NATALIA BORGES POLESSO

Ano: 2019 | Volume: 2 | Número: 1
Autores: Lucas Dionizio Paz Bueno Pinto, Henrique Fernandes da Rosa, Mairim Linck Piva
Autor Correspondente: Mairim Linck Piva | [email protected]

Palavras-chave: Teoria do imaginário, Natalia Borges Polesso, Literatura sul-riograndense

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Através das possíveis relações entre a teoria do Imaginário embasada por Gilbert Durand (1988), Chevalier e Gheerbrant (1995), e seus aspectos sociais, esse artigo objetiva analisar o conto “Marília acorda”, de Natalia Borges Polesso, presente na coletânea de contos Amora (2015). Partindo da união homoafetiva entre as duas personagens centrais da narrativa, busca-se desdobramentos referentes ao mito do amor de Aristófanes e os símbolos presentes na história dessas mulheres. Além disso, destaca-se provocações sociais causadas pela abordagem da homossexualidade feminina e a intolerância e preconceito que persegue esse grupo há séculos, corroborando para a percepção das aproximações entre crítica social da Literatura e a teoria do Imaginário.



Resumo Inglês:

This paper aims to analyze the short story “Marília acorda”, which composes the book Amora (2015), written by Natalia Borges Polesso. In order to analyze the text, it is used the studies of the imaginary and its social aspects, based on authors such as Gilbert Durand (1988), Chevalier and Gheerbrant (1995). Starting from the homoaffective union between the two main characters on the narrative, it also intends to search the references to Aristophanes myth of love and the symbolic images, of which composes the story of those women. Futhermore, it highlights the social provocations caused by the approach of the female homossexuality and the intolerance and prejudice, which pursues this group for centuries, corroborating to the perception of the approximation between the social criticism and the theory of the Imaginary.