O lúdico no ensino de topografia: uma proposta de sequência didática para o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera)

Revista de Educação Popular

Endereço:
Avenida João Naves de Ávila, 2121 - Reitoria - 1º andar - Santa Mônica
Uberlândia / MG
38408144
Site: http://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop
Telefone: (34) 3239-4870
ISSN: 1982-7660
Editor Chefe: Regina Nascimento Silva
Início Publicação: 01/10/2001
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Multidisciplinar

O lúdico no ensino de topografia: uma proposta de sequência didática para o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera)

Ano: 2020 | Volume: 19 | Número: 3
Autores: Américo Garcia Freire Magalhães, Kedma Magalhães Lima, Daniel Mariano Leite, Edivânia Gonçalves Patriota
Autor Correspondente: Américo Garcia Freire Magalhães | [email protected]

Palavras-chave: Educação do Campo, Matemática, EJA, Jogos, Topografia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Objetiva-se com esta proposta de trabalho investigar as repercussões da utilização do lúdico como estratégia de ensino no aprendizado de Topografia para o Curso Técnico em Agropecuária com ênfase em Agroecologia do PRONERA no Território do Sertão do Pajeú, Pernambuco. A partir disso, expor uma sequência didática viável ao ensino de Topografia no PRONERA. Para tanto, foi utilizada a manufatura e o manuseio de equipamentos alternativos para simples levantamentos topográficos agrícolas. A princípio foi realizada uma pesquisa documental para melhor conhecer a realidade dos discentes. Realizou-se coleta de dados referente ao processo de ensino-aprendizagem, aplicando-se avaliações idênticas, antes e depois da condução do trabalho, com o intuito de identificar o conhecimento prévio e verificar se houve contribuição no desempenho dos estudantes a partir da intervenção. Foram feitos registros orais por meio de entrevista em painel para conhecer a opinião dos discentes sobre as contribuições do projeto. Para análise estatística utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado. O resultado das análises aponta que houve uma melhoria significativa no aprendizado de Topografia de 33,64%. Os resultados da entrevista painel revelam que as atividades desenvolvidas contribuíram para despertar o interesse e facilitar o aprendizado de Topografia.



Resumo Inglês:

The purpose of this essay is to describe a didactic sequence guided by playfulness for the teaching of Topography at PRONERA. For this purpose, the manufacture and handling of alternative equipment was used for simple agricultural topographic surveys. At first, a documentary research was carried out to better understand the students' reality. Data collection was carried out regarding the teaching-learning process, applying identical assessments, before and after conducting the work, in order to identify prior knowledge and verify whether there was a contribution to student performance from the intervention. Oral records were made through a panel interview to learn about the students' opinions about the project's contributions. For statistical analysis, a completely randomized design was used. The results of the analyzes show that there was a significant improvement in the learning of Topography by 33.64%. The results of the panel interview reveal that the activities developed contributed to arouse interest and facilitate the learning of Topography.