O imaginário do amor e da guerra em Mariana Pineda de García Lorca

Téssera

Endereço:
Avenida João Naves de Ávila, 2.121 - Saraiva
Uberlândia / MG
38408100
Site: http://www.seer.ufu.br/index.php/tessera/index
Telefone: (16) 9299-9718
ISSN: 2595-8925
Editor Chefe: Enivalda Nunes Freitas e Souza
Início Publicação: 26/11/2018
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Multidisciplinar

O imaginário do amor e da guerra em Mariana Pineda de García Lorca

Ano: 2019 | Volume: 1 | Número: 2
Autores: Sueli Maria de Regino
Autor Correspondente: Sueli Maria de Regino | [email protected]

Palavras-chave: García Lorca, Mariana Pineda, Gilbert Durand, Imaginário do segredo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Os anos que antecederam a estreia da obra Mariana Pineda, de García Lorca, em Barcelona, se caracterizaram, em toda Espanha, por tempos de grande agitação social. A ditadura do General Primo de Rivera, ao reprimir brutalmente os protestos contra o governo e estabelecer rigorosa censura aos textos teatrais e publicações em geral, motivou manifestações populares contra o rei Alfonso XIII. Mariana de Pineda tinha vinte e seis anos quando, em maio de 1831, foi executada, acusada de adesão ao movimento revolucionário e de manter contato com anarquistas expatriados em Gibraltar. Em seu poder foi encontrada uma bandeira com um triângulo verde, circundado por três palavras bordadas em vermelho: Liberdade, Igualdade, Lei. Este trabalho investiga, por meio da hermenêutica simbólica proposta por Gilbert Durand, a obra Mariana Pineda, de García Lorca, buscando, nas constelações de imagens que se formam em torno dos grandes eixos propostos por Durand, a dinâmica simbólica das imagens do amor e da guerra, presentes nessa obra.



Resumo Inglês:

The years that preceded the première of the work Mariana Pineda, by García Lorca, in Barcelona, ​​were characterized, throughout Spain, by times of great social unrest. The dictatorship of General Primo de Rivera, in brutally suppressing the protests against the government and establishing rigorous censorship to theatrical texts and publications in general, and these actions motivated popular demonstrations against King Alfonso XIII. Mariana de Pineda was twenty-six when, in May 1831, she was publicly executed, accused of joining the revolutionary movement and of having contact with expatriate anarchists in Gibraltar. In his power was found a flag with a green triangle, surrounded by three words embroidered in red: Liberty, Equality, Law. This work investigates, through the symbolic hermeneutics proposed by Gilbert Durand, the work Mariana Pineda, by García Lorca, searching, in the constellations of images that are formed around the great axes proposed by Durand, the symbolic dynamics of the images of love and war, present in this work.