O estranhamento e as solicitações do mundo-da-vida: o outro na constituição da ipseidade

Kairós

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ISSN: 2357-9420/1807-5096
Editor Chefe: Dr. Renato Moreira de Abrantes
Início Publicação: 20/01/2004
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Teologia, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

O estranhamento e as solicitações do mundo-da-vida: o outro na constituição da ipseidade

Ano: 2022 | Volume: 18 | Número: 2
Autores: B. F. Silva
Autor Correspondente: B. F. Silva | [email protected]

Palavras-chave: Fenomenologia, outro, ética. Husserl. Ricoeur. Waldenfels

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo em forma de estudo teórico dedica-se ao exame do tema do estranho nas filosofias de Edmund Husserl e Paul Ricoeur a partir do ponto de vista fenomenológico. A motivação para tal problemática é dada pelo posicionamento de Bernhard Waldenfels, fenomenólogo alemão. O problema do outro ou estranho constitui-se como um apelo característico do mundo-da-vida que exige responsividade. Em Husserl, na V Meditação Cartesiana, a presença do estranho altera a ipseidade, permanecendo na análise perceptiva. Em Paul Ricoeur o fenômeno do estranho ou outro, por sua vez, é elemento constitutivo da ipseidade. A problemática lançada por Bernhard Waldenfels encontra na atestação de si de Paul Ricoeur uma atitude responsiva. Evidencia-se, assim, o enxerto hermenêutico na fenomenologia, mais propriamente a progressiva passagem da epistemologia, perspectiva husserliana, à ética, perspectiva ricoeuriana, na análise fenomenológica do estranho. A atestação é, portanto, o reconhecimento do outro na originalidade de sua estranheza.



Resumo Inglês:

The article in the form of a theoretical study is dedicated to examining the topic of the strange in the philosophies of Edmund Husserl and Paul Ricoeur from the phenomenological point of view. The motivation for this problem is given by the position of Bernhard Waldenfels, a German phenomenologist, where the problem of the other or stranger constitutes a characteristic appeal of the world-of-life and that demands responsiveness. In Husserl, in the V Cartesian Meditation, the presence of the stranger alters ipseity and remains in the perceptual analysis. In Paul Ricoeur, the phenomenon of the strange or the other, in turn, is a constituent element of ipseidade. The problem raised by Bernhard Waldenfels finds a responsive attitude in the attestation of Paul Ricoeur's self. Thus, the hermeneutic graft in phenomenology is evidenced, more precisely, the progressive transition from epistemology, Husserlian perspective, to ethics, Ricoeurian perspective, in the phenomenological analysis of the stranger. Attestation is, therefore, the recognition of the other in the originality of his strangeness.