O DISTANCIAMENTO ENTRE ARTE, HISTÓRIA E MILITÂNCIA NO TEATRO POLÍTICO ANGOLANO: A Corda e A Revolta na Casa dos Ídolos de Pepetela

Revista Ecos

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ISSN: 23163933
Editor Chefe: Agnaldo Rodrigues da Silva
Início Publicação: 31/12/2003
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

O DISTANCIAMENTO ENTRE ARTE, HISTÓRIA E MILITÂNCIA NO TEATRO POLÍTICO ANGOLANO: A Corda e A Revolta na Casa dos Ídolos de Pepetela

Ano: 2014 | Volume: 17 | Número: 2
Autores: Sidnei Boz
Autor Correspondente: S. Boz | [email protected]

Palavras-chave: Distanciamento; Teatro Político; Pepetela.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O teatro político teve sua origem na Rússia com o movimento “Agitprop”, no início do século XX, se expandiu pela Europa atingindo seu ápice na Alemanha com Brecht e o teatro épico. Muitas foram as mudanças deste novo estilo de teatro proposto no teatro épico, das quais uma se quer destacar: o efeito do distanciamento. Pepetela, autor angolano que foi militante do MPLA, utilizou-se das técnicas brechtianas para produção de duas peças A Corda e A Revolta na Casa dos Ídolos. Estas peças foram produzidas em um momento de intensa militância política, o pós-independência de Angola nos anos finas da década de 1970. Busca-se no trabalho ressaltar especialmente a arte, a história e a militância política especialmente quanto ao efeito estético do distanciamento entre palco e plateia.