O Diálogo entre saberes a partir de filmes: contribuições para a ciência, sociedade e o ensino

Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática

Endereço:
Rua Universitária - 2069 – Jd. Universitário - Bloco de Ciências (prédio novo)- 3º andar - sala 79 - Universitário
Cascavel / PR
85819110
Site: http://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/index
Telefone: (45) 3220-7284
ISSN: 2594-9179
Editor Chefe: Tiago Emanuel Klüber
Início Publicação: 03/09/2017
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Multidisciplinar

O Diálogo entre saberes a partir de filmes: contribuições para a ciência, sociedade e o ensino

Ano: 2020 | Volume: 4 | Número: 3
Autores: Fábio Gabriel Nascibem
Autor Correspondente: Fábio Gabriel Nascibem | [email protected]

Palavras-chave: Saber Científico, Saberes Populares, Obras Cinematográficas.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Verificamos que as discussões na sociedade têm tendido a extremos: há visões em que negam totalmente a primazia da explicação científica e, por outro lado, visões que centram toda validade na ciência. Defendemos uma que se estabeleça diálogo entre saberes. Levantamos algumas questões: Como pode ser abordado o tema do diálogo entre saberes? Quais potencialidades? Quais contribuições para o ensino e para a sociedade tais discussões podem trazer? Nosso objetivo neste artigo é esclarecer temas relacionados ao diálogo entre saber científico e saber popular à luz de teorias da filosofia da ciência a partir de duas obras cinematográficas. As obras que analisamos foram: o “Escolarizando o Mundo - O último fardo do homem branco” e o filme “1984”. Ambos fornecem subsídios para uma discussão madura do tema, com potencialidades para a sociedade, por meio de uma postura que privilegie diálogos, bem como para o Ensino de Ciências.



Resumo Inglês:

We note that discussions in society have tended to extremes: there are views that totally deny the prima-cy of scientific explanation and, on the other hand, views that focus all validity in science. We support a dialogue to be established between knowledge. We raise some questions: How can be addressed the issue of dialogue between knowledge? What potential? What contributions to education and society can such discussions bring? Our objective in this article is to clarify themes related to the dialogue between scien-tific knowledge and popular knowledge in the light of theories of the philosophy of science from two cinematographic works. The works we analyzed were: the “Schooling the World - The White Man’s Last Burden” and the film “1984”. Both provide subsidies for a mature discussion of the theme, with potential for society, through a posture that favors dialogues, as well as for Science Teaching.