O CPC DA UNE E O DEBATE SOBRE EDUCAÇÃO E CULTURA POPULAR NO BRASIL

Revista Binacional Brasil-Argentina

Endereço:
Praça Sá Barreto - s/n - Centro
Vitória da Conquista / BA
45000625
Site: http://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/index
Telefone: (77) 3421-3894
ISSN: 2316-1205
Editor Chefe: José Rubens Mascarenhas de Almeida
Início Publicação: 30/06/2012
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Agrárias, Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Engenharias, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

O CPC DA UNE E O DEBATE SOBRE EDUCAÇÃO E CULTURA POPULAR NO BRASIL

Ano: 2021 | Volume: 10 | Número: 1
Autores: M.L.D.Viana
Autor Correspondente: M.L.D.Viana | [email protected]

Palavras-chave: educação, cultura, transformação social

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo teve por objetivo apresentar uma discussão acerca das concepções de educação e cultura popular no Brasil, enraizadas pelo Centro Popular de Cultura (CPC) entre os anos 1961-1964. Foram identificados, pelo menos, três concepções como resultado das interlocuções entre diferentes grupos e classes sociais que tinham por finalidade o desenvolvimento nacional: a concepção nacional popular, a concepção de arte revolucionária e a concepção de educação e cultura de forma desinteressada. Estas concepções coexistiram, ora convergentes ora conflituosas, mas propuseram, enquanto ponto em comum, uma educação e cultura de modo a contribuir com a transformação social. A metodologia se baseou na historiográfica e bibliográfica. Paraesta discussão foi basilar o acesso aos textos do Jornal Novos Rumos e da Revista Estudos Sociais, publicados na primeira metade dos anos 1960, como também às produções de autores contemporâneos que pesquisaram o CPC, a educação e cultura popular. A escolha dos referenciais se deu de acordo com o debate aqui proposto no contexto histórico em questão.



Resumo Inglês:

This article aims to present a discussion about the conceptions of education and popular culture in Brazil, rooted by the Centro Popular de Cultura (CPC of UNE) between the years 1961-1964. At least three conceptions were identified as a result of the interlocutions between different groups and social classes that aimed at national development: the national-popular conception, the revolutionary art conception and the disinterested conception of education and culture. These conceptions coexisted, sometimes converging and sometimes conflicting, but they proposed, as a common point, an education and culture in order to contribute to social transformation. The methodology was based on historiography and bibliography. For this discussion, it was essential to have access to the texts of the Jornal Novos Rumos and the Revista Estudos Sociais, published in the first half of the 1960s, as well as to the productions of contemporary authors who researched the CPC, education and popular culture. The choice of references was made according to the debate proposed here in the historical context in question.



Resumo Espanhol:

Este artículo tenido como objetivo presentar una discusión sobre las concepciones de educación y cultura popular en Brasil, arraigadas en el Centro Popular de Cultura (CPC de la UNE) entre los años 1961-1964. Se identificaron al menos tres concepciones producto de las interlocuciones entre diferentes grupos y clases sociales que apuntaban al desarrollo nacional: la concepción nacional-popular, la concepción del arte revolucionario y la concepción desinteresada de la educación y la cultura.Estas concepciones convivieron, a veces convergentes y a veces conflictivas, pero proponían, como punto común, una educación y una cultura para contribuir a la transformación social. La metodología se basó en historiografía y bibliografía. Para esta discusión fue imprescindible tener acceso a los textos del Jornal Novos Rumos y la Revista Estudos Sociais, publicados en la primera mitad de la década de 1960, así como a las producciones de autores contemporáneos que investigaron el PCCh, la educación y la divulgación. cultura. La elección de las referencias se hizo de acuerdo con el debate aquí propuesto en el contexto histórico en cuestión.