O Cluster cinematográfico de Paulínia: uma análise da inovação e do empreendedorismo da indústria do cinema em Paulínia-SP

Revista Pensamento Contemporâneo em Administração

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Site: https://periodicos.uff.br/pca
Telefone: (21) 8677-1405
ISSN: 1982 2596
Editor Chefe: Joysi Moraes
Início Publicação: 31/10/2007
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Administração, Área de Estudo: Multidisciplinar

O Cluster cinematográfico de Paulínia: uma análise da inovação e do empreendedorismo da indústria do cinema em Paulínia-SP

Ano: 2013 | Volume: 7 | Número: 3
Autores: G.M.Uchoa, R.Dias
Autor Correspondente: G.M.Uchoa | [email protected]

Palavras-chave: cinema brasileiro, competitividade, cluster, especialização flexível

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo tem por objetivo caracterizar a estruturação produtiva da indústria cinematográfica de Paulínia-SP, observando como as empresas e o Estado se relacionam no polo cinematográfico lá instalado, tendo em vista os conceitos de Cluster, especialização flexível e competitividade; além de levar em consideração a história da produção de cinema no país, desde seu surgimento no século XIX, passando pelas tentativas de industrialização, pela criação da estatal Embrafilme e estabelecendo o cenário conjuntural da “retomada” na década de 90 e começo do século XXI. Após a construção desse cenário, buscaremos avaliar as perspectivas de competitividade do cinema brasileiro, desde muito cedo “sufocado” pelo filme estrangeiro e com problemas endêmicos de dependência do Estado. Buscamos identificar se há um arranjo produtivo local em torno dessa atividade e seu estado de desenvolvimento, ressaltando sua relevância para o futuro do cinema no Brasil.



Resumo Inglês:

This paper’s objective is to find out how is the movie industry in Paulínia-SP arrayed, observing how the companies and the public sector interact, under the lights of concepts such as Cluster theory, flexible specialization and competitivity, and also taking into account historical aspects of the country’s cinematographic production; from its very beginning, through the attempts of establishing a movie industry, the creation of the state enterprise Embrafilme and finally building a contextual scenario of the “retomada” in the 90’s and early 00’s. With the construction of this scenario, we intend to evaluate the perspectives of competitivity for the Brazilian cinema, “suffocated” by the foreign films since the 30’s and stuck with endemic problems such as Government dependency. We sought to find out if there is indeed a Movie Cluster there and its stage of development, also considering the weight of such findings for the historic moment and what it represents for the future of Brazilian cinema.