O cinema em movimento diálogos intertextuais de Woody Allen

REU - Revista de Estudos Universitários

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ISSN: 2177-5788
Editor Chefe: Maria Ogécia Drigo
Início Publicação: 01/06/1968
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

O cinema em movimento diálogos intertextuais de Woody Allen

Ano: 2021 | Volume: 47 | Número: 1
Autores: A. S. Wolf
Autor Correspondente: A. S. Wolf | [email protected]

Palavras-chave: Cinema. Intertextualidade. Woody Allen

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O cineasta norte-americano Woody Allen possui uma obra extensa originada nos anos sessenta, que tem sua continuidade até os dias de hoje. Sua obra está situada dentro das características do cinema contemporâneo, pois nela encontramos muitas das práticas do cinema pós-moderno. Em seus filmes, Allen apresenta relações, entendidas neste trabalho como diálogos, que acontecem em dois sentidos, internos e externos, que contribuem para o enriquecimento das possibilidades criativas. A partir da análise comparativa dos filmes Play it again, Sam (1972) (Sonhos de um sedutor (1972)), Casablanca (1942), dirigido por Michael Curtiz, Café Society (2016) e Radio Days (1987) (A Era do Rádio (1987)), buscamos compreender algumas das formas de diálogos propostas por ele.



Resumo Inglês:

The American filmmaker Woody Allen has an extensive work that originated in the sixties, which has continued until today. His work is situated within the characteristics of contemporary cinema, as it contains many of the practices of postmodern cinema. In his films, Allen presents relationships, understood in this work as dialogues, that happen in two ways, internal and external, that contribute to the enrichment of creative possibilities. From the comparative analysis of the films Play it again, Sam (1972), Casablanca (1942), directed by Michael Curtiz, Café Society (2016) and Radio Days (1987), we seek to understand some of the forms of dialogues proposed by him.



Resumo Espanhol:

El cineasta estadounidense Woody Allen tiene una extensa obra originada en los años sesenta, que ha continuada hasta la actualidad. Su obra se sitúa dentro de las características del cine contemporáneo, ya que contiene muchas de las prácticas del cine posmoderno. En sus películas, Allen presenta relaciones, entendidas en esta obra como diálogos, que suceden de dos formas, interna y externa, que contribuyen al enriquecimiento de las posibilidades creativas. Del análisis comparativo de las películas Play it again, Sam (1972) (Sueños de un seductor (1972)), Casablanca(1942), dirigida por Michael Curtiz, Café Society (2016) y Radio Days (1987) (Días de Radio (1987)), buscamos comprender algunas de las formas de diálogo propuestas por él.