O caráter hermenêutico da filosofia da religião

PLURA

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ISSN: 2179-0019
Editor Chefe: Arnaldo Érico Huff Júnior
Início Publicação: 30/11/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

O caráter hermenêutico da filosofia da religião

Ano: 2010 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: Eduardo Gross
Autor Correspondente: Eduardo Gross | [email protected]

Palavras-chave: hermenêutica, tradição, linguagem

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A filosofia da religião, hoje, se compreendida como uma tarefa hermenêutica, demonstra consideráveis vantagens. Primeiro, porque possibilita reconhecer o valor presente na tradição filosófica, que lida extensivamente com o tema da religião. Segundo, a perspectiva hermenêutica reconhece simultaneamente a distância histórica e a participação mútua entre formulações filosóficas do passado e nossa condição presente. Esta perspectiva torna possível estabelecer um diálogo com o passado apesar do – e baseado no – estranhamento produzido pelas suas formulações. Terceiro, o caráter linguístico dos conceitos filosóficos não é concebido em termos de uma perspectiva transcendental, mas sua relação com a linguagem em geral e com a linguagem poética em particular são levadas em conta. Assim é possível ouvir a partir dos problemas passados algo sobre o desconforto que ainda nos diz respeito hoje – um assunto no qual o tema da religião continua a causar uma forte impressão.



Resumo Inglês:

Philosophy of religion, today, if understood as a hermeneutical task, shows considerable advantages. First, because it enables to acknowledge the value present in the philosophical tradition, which deals extensively with the theme of religion. Second, a hermeneutical perspective recognizes simultaneously the historical distance and the mutual participation between philosophical formulations of the past and our present condition. This perspective makes it possible to establish a dialogue with the past in spite of – and based on – the estrangement produced by its formulations. Third, the linguistic character of philosophical concepts is not conceived in terms of a transcendental perspective, but its relation to language in general and to poetical language in particular is taken in account. So it is possible to hear from past problems something about the unease that still concerns us today – a subject in which the theme religion continues to cause a strong impression.